You are here
Home > Cultura

Voluntários levam conforto a pacientes internados, no Rio de janeiro

A Secretaria de Saúde conta com uma equipe de voluntários para levar alegria e conforto aos pacientes das unidades da rede estadual, como os hospitais da Criança e Adão Pereira Nunes e o Hemorio. Para comemorar o Dia Nacional do Voluntariado, celebrado no último dia 28, o Governo do Estado entregou certificados de agradecimento com declarações de pacientes.

 

– A dedicação de voluntários que atuam na nossa rede é um exemplo a ser seguido por todos. Eles vêm fortalecer o trabalho dos nossos profissionais de saúde, trazendo o melhor de si em busca do melhor do outro. Essa integração com a comunidade reforça a qualidade no serviço que oferecemos à população. Eles poderão sempre contar com o nosso apoio e incentivo – disse o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.
Individualmente ou em grupos, esses voluntários estão sempre presentes nas unidades de saúde do Estado para levar alegria e esperança aos pacientes internados. No Hospital Estadual da Criança (HEC), unidade voltada para o atendimento pediátrico em casos de média e alta complexidades, localizado em Vila Valqueire, o grupo Faz de Conta garante a presença a cada final de semana para levar um pouco de magia das histórias infantis.
– Parece que estamos em um conto de fadas. A gente fica impressionada, encantada e feliz por eles conseguirem tirar um sorriso das nossas crianças – afirmou Laura Cristina Machado Gregório, mãe do paciente Enzo, de 4 anos.
Desde janeiro de 2016, cerca de 20 voluntários deste grupo intercalam a participação na unidade e encarnam os mais diversos personagens para interagir com os pequenos. Ao todo, dez pessoas e cinco grupos fazem parte do voluntariado no Hospital da Criança.
– Nossa equipe de voluntários adora visitar o HEC, por conta da estrutura e os profissionais que são sempre muito receptivos e proativos. As crianças ficam encantadas com os heróis e as princesas que trazemos até elas. Brincamos muito, cantamos, conversamos e o resultado é sempre muita risada e carinho – explicou a mentora do grupo Faz de Conta, Brenda Rabello, de 24 anos.
Solidariedade nas enfermarias
O Hemorio, no centro da capital, também conta com a atuação de voluntários. Além da solidariedade de quem busca garantir os estoques de sangue através da doação, o hemocentro tem um time de cerca de 120 voluntários. É o caso de Christina Lopes, de 37 anos, que iniciou o voluntariado após a morte do seu filho.
– Depois de toda a luta da equipe médica para salvar meu filho, tive ideia do quanto é importante a dedicação a esses pacientes internados. Resolvi ser voluntária e hoje visito as crianças nas enfermarias e no ambulatório – explicou Christina.
No Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, o projeto Voluntários da Paz, coordenado pela pastora Georgina de Souza, existe há 16 anos. Começou apenas com cinco componentes e hoje reúne mais de 200 pessoas.

 

29/08/2017- Rio de Janeiro- Voluntários levam conforto a pacientes internados.
Foto: Hemorio

Doação

29/08/2017- Rio de Janeiro- Voluntários levam conforto a pacientes internados.
Foto: Mauricio Bazilio

Deixe uma resposta

Top