You are here

Três novos astronautas chegam à Estação Espacial Internacional

A primeira vez aconteceu em 2007, quandos tornou-se, então, a primeira mulher a assumir a posição.

Dos mais de 500 astronautas a ir ao Espaço só 60 eram do sexo feminino, segundo os dados avançados pela imprensa norte-americana.

Thomas Pesquet, um astronauta novato e soxofonista amador, é o primeiro francês a ser enviado para a EEI pela Agência Espacial Europeia desde 2008.

Após a separação da cápsula MS-03 do terceiro andar da nave lendária para entrar em órbita 200 km acima da Terra, quase nove minutos após a decolagem, a tripulação permaneceu mais de 48 horas neste minúsculo módulo de apenas 2,5 metros de comprimento. Nascida no Estado americano de Iowa, Whitson é formada em bioquímica e trabalhou na NASA em diversos cargos importantes ligados a ciência médica e pesquisa até ser selecionada, em 1996, como candidata a astronauta.

Durante sua permanência a bordo do complexo orbital, Peggy Whitson será a primeira mulher a comandar a estação espacial pela segunda vez.

A Estação Espacial Internacional (ISS) é um laboratório espacial que começou a ser construído na órbita da Terra em 1998, tendo sido oficialmente terminada em 2011.

Image copyright @AstroPeggy Image caption Whitson posta foto no Twitter antes do lançamento: “Estamos prontos para o lançamento amanhã!”

A tripulação da Expedição 50/51 partirá do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 02h20, já no dia 18 de novembro, segundo horário local.

Já Peggy Whitson é uma veterana experiente que irá quebrar recordes com esta missão espacial, incluindo o de astronauta norte-americano com mais dias no espaço.

Os novos tripulantes serão recebidos pelo comandante da Expedition 50 Shane Kimbrough (NASA, EUA) e pelos cosmonautas russos Sergey Ryzhikov (Roscosmos) e Andrey Borisenko (Roscosmos), que já estão na estação desde outubro.

 Foto: Reprodução TV NASA

Foto: Reprodução TV NASA

20/1/2016- São Paulo- SP, Brasil- Três novos astronautas chegam à Estação Espacial Internacional, neste sábado (19). O cosmonauta russo Oleg Novitsky, a astronauta americana Peggy Whitson e o francês Thomas Pesquet decolaram no dia 17 da base de Baikonur, no Cazaquistão.

Deixe uma resposta

Top