You are here

Primavera começa com temperaturas altas, ciclones extratropicais intensos no Sudeste

A primavera que começou oficialmente às 11h21 desta quinta-feira, 22/09, chega em uma manhã ensolarada no Rio de Janeiro. Depois de um inverno típico com temperaturas mais baixas principalmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Para as próximas semanas, voltam a subir gradativamente e devem ser caracterizadas por temperaturas abruptas e tempestades severas associado ao ar polar sobre as regiões.

visoesurbanas_065

Nota-se um aumento significamente na formação de ciclones extratropicais mais intensos entre os países vizinhos, Sul do Brasil e Sudeste em curto espaço de tempo. Observa-se a presença nos níveis médios da troposfera cavado em 500 hPa que vão evidenciando a maior quantidade de ciclones no Sudeste favorecendo as condições de eventos com chuvas mais fortes a cada frente fria que chega na costa do RJ.

Observa-se um grande corredor de umidade vindo da amazônia entre o Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste vinculando a grandes volumes de chuvas de 70 até 100 mm/h associado ao ciclone extratropical e sua frente fria muito intensa que ainda está para chegar no Sudeste. Existe riscos para enchentes e inundações entre os estados já mencionados.

01-10-2016-gfs_192_ams0_apc

Com o avanço do Ciclone Extratropical e sua frente fria de 994 hPa para o Sudeste, poderá causar linhas de instabilidades severas (SCM/CCM) associadas a umidade da Amazônia vinculada ao centro ciclônico deste extratropical sobre os estados a princípio. Poderão vir acompanhadas de chuva muito forte, descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e eventual queda de granizo associado ao calor e umidade até o final da tarde e início da noite deste sábado para domingo entre a região Sul, Serrana, região Norte e dos Lagos com fortes ventos de até 100 km/h na costa.

O ciclone extratropical por ser muito intenso poderá puxar a umidade da Amazônia sobre os estados do Sudeste e Nordeste que poderá causar transtornos as populações associado as baixas pressões violentas.

24-09-2016-extratropical-intenso_09

Mar de ressaca entre domingo e segunda-feira na costa de SP e RJ com ondas de 3.00 à 4.00 metros segundo os modelos Windyty.

25-09-2016-ressaca_09

Segue as predições para o final de semana:

Sábado, 24/09 – Ciclone extratropical com 994 hPa bastante concêntrico da superfície à 6.000 m (500 hPa) começa a subir com sua frente fria. Existe risco de chuva forte entre os estados de SP, RJ e MG no fim da tarde associado as baixas pressões da Amazônia;

============ ATENÇÃO RISCO PARA A POPULAÇÃO EM 25 E 26/09 ============

Domingo, 25/09 – Chegada da frente fria. Sol com muitas nuvens com risco de pancadas de chuva ao longo do dia, a tarde as instabilidades aumentam devido a condições depressionárias em 500 hpa. Isso favorece a ocorrência de fortes chuvas e baixas pressões violentas entre a noite e a madrugada capazes de causar transtornos na cidade. Queda das temperaturas;

Segunda-feira, 26/09 – A frente fria se afasta, mas a proximidade do intenso ciclone veicularia umidade e vento do oceano através de um fluxo de SW com ar frio. Sendo assim, o RJ ficaria com constantes pancadas de chuva, principalmente no litoral e temperaturas abaixo da média;

Terça-feira 27 /09 – Ainda pode chover, mas o risco é mais baixo, as temperaturas voltam a aumentar lentamente;

Quarta-feira, 28/09 – Tempo aberto e gradativamente mais quente com cada vez menos riscos de chuva vinda do oceano (o ciclone se afasta lentamente). Um novo e ainda mais intenso ciclone extratropical/Subtropical (divergências nos modelos) deverá se formar. Apesar do seu centro estar bem mais ao sul do anterior, ele seria muito mais intenso nos níveis médios (500 hPa) e a frente fria poderia chegar muito forte no RJ nos primeiros dias do mês de Outubro, fica a confirmar.

Colaboração do Prof. Douglas V. O. Lessa Paleontólogo do clima.

Fonte de pesquisa NOAA, GFS, Windyty, Marinha do Brasil.

2 thoughts on “Primavera começa com temperaturas altas, ciclones extratropicais intensos no Sudeste

Deixe uma resposta

Top