You are here

Ciclone Extratropical intenso provoca chuva e quedas de temperaturas na primeira semana de Setembro entre o Sul e o Sudeste do Brasil

Nesta terça-feira um cavado com suporte do ar polar formou entre o Centro-Oeste e Paraguaí causando queda de temperaturas e desceu em direção a região Sul. A baixa pressão até o anoitecer de 06/09, dará origem ao Ciclone Extratropical. Na quarta-feira, dia 07/09, o ciclone avança para o mar e poderá ser intenso de 1003 hPa até 998 hPa (inicialmente) entre os estados do Sul e Sudeste do Brasil.

05-09-2016 2345 METEOBOLÍVIA_09

A chuva continua sobre o estado do RS nesta terça-feira, 06/09, indo até dia 09/09 devido ao Ciclone Extratropical na costa do estado. As condições de chuva permanecem na faixa Leste que inclui a Região Metropolitana de Porto Alegre. Em SC e PR haverá condições de chuva forte associado as baixas pressões ou linhas de instabilidades sobre os estados entre os dias 08 e 09/09. Ao longo do dia, o mar poderá ficar de ressaca na costa do RS e SC (talvez) entre 3.00 a 4.00 metros, em alto mar poderá chegar entre 5.00 a 7.00 metros. Para os próximos dias, as temperaturas devem cair ainda mais sobre os estados com risco de geada na quinta-feira, 08/09.

Na costa do Rio de Janeiro terá as maiores chances de ressaca talvez na região Norte e dos Lagos com ondas de 3.00 metros. Na capital do RJ, o mar deverá estar entre 1.5 a 2.00 metros, segundo as modelagens Windyty.

06=09-2016 RESSACA-WINDYTY_09

As áreas de instabilidades poderão se formar SCM (sistema convectivo mesoescala) ou CCM (complexo convectivo mesoescala) sobre os estados do RJ, SP, MG (sul do estado) e ES associados ao escoamento da Amazônia e fluxo de umidade do mar que poderão causar chuva forte de 70/100 mm/h, descargas elétricas, vendavais de 100 km/h e eventual queda de granizo. A baixa pressão avança durante a madrugada de terça-feira para quarta-feira, 07/09, ganhando as características de ciclone.

07-09-2016 1800_09

As predições indicam que as chuvas poderão ser fortes sobre os estados do Sudeste conforme carta de umidade (Windyty). As observações indicam um ligeiro escoamento da Amazônia dando suporte ao Ciclone. Até sábado, 10/09, as condições do tempo sobre o Sul do Brasil deverão melhorar, quando avança para o mar, diminuindo subsequentemente as condições de tempo ruim sobre estas regiões.

06-09-2016 09 GFS_09

Predições para o final de semana RJ:

Terça-feira, 06/09 – Ciclone Extratropical e sua frente fria no Sul do Brasil se forma e vai para o mar. Manhã de Sol e o calor pré-frontal bastante abafado, mas fortes baixas pressões são possíveis na parte da tarde;

Quarta-feira, 07/09 – A frente fria chega a SP e ao RJ, poderá ter chuva forte e vendavais, podendo ter baixas pressões que poderão causar tempestades sobre as cidades bem próximo do horário do início das Paraolimpíadas.

Quinta-feira, 08/09 – Tempo parcialmente nublado, risco de chuva forte e vendavais. No período da tarde a frente fria do Ciclone Extratropical avança em direção a região Norte e dos Lagos podendo aumentar as condições para baixas pressões (tempestades).

Sexta-feira, 09/09 – Fluxo de umidade associado ao Ciclone Extratropical que avança para o mar pode talvez trazer de volta linhas de instabilidades.

Sábado 10/09 – Parte dos modelos indicam o retorno do sol e do calor (frente fria indo para o oceano) e a outra parte aponta o desenvolvimento de uma pequena baixa pressão subtropical (não é um ciclone, baixa pressão desorganizada, mas bem forte) bem na costa sul do RJ (incerto).

Contribuição do professor Douglas V. O. Lessa Paleontólogo do Clima.

Fonte de pesquisa NOAA, GFS, Windyty, Senamhi.

Deixe uma resposta

Top