You are here
Home > Notícias

Governo exonera presidente da EBC e extingue Conselho Curador

Segundo a Folha de S.Paulo, a medida foi assinada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, junto com o ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil. O decreto muda regras da EBC, como o mandato de quatro anos, que foi extinto.
Esta é a segunda vez que o governo substitui Melo. Quando assumiu interinamente, Temer assinou a exoneração do jornalista e colocou Laerte Rímoli em seu lugar, que participou da campanha de Aécio (PSDB) e liderou a comunicação da Câmara dos Deputados na gestão de Eduardo Cunha. Ele ocupa o cargo mais uma vez.
O advogado de Melo, Aurélio de Carvalho, disse que tenta reverter a decisão na Justiça. “É uma medida absolutamente autoritária e mostra o desrespeito desse governo biônico com o STF, que já tinha dado uma liminar para manter Melo na presidência da empresa”.
O que muda?
O Conselho Curador existia, em tese, para garantir o caráter plural dos veículos públicos administrados pela empresa. O órgão era formado por quatro indicados de ministros; um indicado pelo Senado; um, pela Câmara; um, pelos empregados e 15 pelo presidente.
Agora, o decreto concede poder ao Conselho de Administração, que deve ser integrado por seis indicados do governo e um dos empregados. Antes da medida, eram quatro do governo e um dos funcionários.

Deixe uma resposta

Top