You are here

Rio de Janeiro – Jogos Olímpicos Rio 2016: Lasha Talakhadze bate o recorde mundial e leva ouro no levantamento de peso com 473kg

O brasileiro Fernando Reis, 26, não conseguiu subir ao pódio no levantamento de peso mesmo fazendo sua melhor marca internacional da carreira. Mas terminou a final de sua categoria, de mais de 105 kg, na 5ª colocação.

Reis, que pesa 154 kg e tem 1,87 metros, ergueu, no geral, 435 kg. Novo recorde Pan-Americano.

“Esse não é um esporte para nenhum americano. São os europeus que dominam, mas nós estamos chegando lá. O meu novo ciclo olímpico começa amanhã [quarta]. Vou buscar essa medalha custe o que custar”, afirmou Fernando.

Segundo ele, daria para ter ido um pouco mais, mas ele disse estar feliz com a sua estreia em Olimpíada.

A marca final de cada atleta, no levantamento de peso, é a soma das duas etapas da competição.

Na etapa do arranque, em que o competidor precisa levantar a barra com os pesos em um único movimento desde o solo até sobre a cabeça, o brasileiro levantou 195 kg. “Cometi um erro nessa parte”, disse Reis. Segundo ele, era preciso levantar 200 kg ou mais, nessa fase, para estar na briga pela medalha.

A segunda parte da prova é o arremesso, quando o atleta ergue a barra e os pesos em dois movimentos -a barra é apoiada na região do pescoço e dos ombros e depois erguida acima da cabeça- Reis conseguiu a marca de 240 kg.

A medalha de ouro, na competição realizada no Pavilhão 2 do Rio Centro na noite desta terça (16), ficou com Lasha Talakhadze, da Geórgia, que levantou o peso total de 473 kg, o novo recorde mundial.

A prata foi para Gor Minasyan, da Armênia, que ergueu 451 kg.

Outro representante da Geórgia, Irakli Turmanidze, subiu ao pódio para ganhar o bronze. Ele levantou, nas duas etapas, o total de 448 kg.

O primeiro colocado do ranking mundial da categoria e atual campeão olímpico, Behdad Salimikordasiabi, do Irã, acabou sendo desclassificado da prova porque não conseguiu levantar o peso, no arremesso, nas três tentativas que o atleta tem para conseguir continuar na prova.

 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

16/08/2016 – Rio de Janeiro – O georgiano Lasha Talakhadze bate o recorde mundial e leva ouro no levantamento de peso com 473kg.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Deixe uma resposta

Top