You are here
Home > Notícias

Fachada viva chama atenção por quem passa por Ipanema

Com 12 metros de plantas, o visual exterior pertence à veterinária The Pet From Ipanema

Quem passa pela rua Vinícius de Moraes, em Ipanema, Zona Sul do Rio, se encanta com a fachada viva da clínica The Pet From Ipanema. O projeto foi realizado pelo premiado escritório de arquitetura Mareines+Patalano, localizado também em Ipanema. Com 12 metros de altura, a parede verde do local deu um novo charme à Rua Vinicius de Moraes: “As plantas são regadas duas vezes ao dia”, explicou o médico veterinário Luiz Pereira, dono da clinica .
O arquiteto Ivo Mareines se recorda com carinho do desenvolvimento do projeto: “A The Pet from Ipanema é uma marca que sempre buscou a inovação no mercado dos animais de estimação no Brasil, foi a primeira “boutique animal” trazendo para esse segmento o charme de Ipanema antecipando o que hoje se convencionou de chamar de Pet Shop. Isso já percebíamos até no nome numa bem humorada releitura do clássico de Tom Jobim e Vinícius de Moraes”, explicou.

3772ab3d-cafd-404b-9f3f-019e735be0b5

Para Ivo, o conceito elaborado pela “the Pet from Ipanema” resolveu mexer com o morno atendimento veterinário no Rio de Janeiro e através da fachada verde com suas ondas de plantas “convida o transeunte de Ipanema a uma experiência de vida e renovação e não doença e morte que normalmente acompanham as clínicas tradicionais”. A arquitetura hospitalar animal encontra nos seu diversos espaços o que de mais moderno pode se contar para cuidar desse animal “membro da família”. Espaços de consultórios, clínicas laboratoriais e exames de imagem se sucedem até um centro cirúrgico que segue padrões adotados nos hospitais humanos. “Com sua fachada plena de curvas, mais uma vez o Dr. Luiz Pereira devolve algumas ondas vegetais à praia e bairro que tanto ama”, completa Ivo.
O paisagismo, que ficou por conta da Vistara Paisagismo, através dos paisagistas Marita Adania e Rafael Pretti, soube interpretar com uma verdadeira tapeçaria vegetal o conceito dessa nova clínica. Marita lembra do desafio que foi o projeto: “Foram muitos itens a serem resolvidos simultaneamente, desde a localização do prédio em relação ao sol (existência de uma região de sombra, graças aos altos prédios em frente, e outra em sol aberto, quando estes produzem uma fresta entre si), até a concepção das próprias formas arquitetônicas em curvas parabólicas, sobre as quais as plantas deveriam se apoiar, e principalmente, se desenvolver viçosas e praticamente sem nenhuma substituição de espécimes, devido à dificuldade de manutenção nos mais de 10 m de altura do edificio.”

95130c0d-b26c-449c-82a2-51cd88f4e5a0
Outro desafio era incorporar o espírito do projeto, que tinha uma concepção de volumes completamente inusitado, e que, em termos de paisagismo, seria muito interessante. “Reforçarmos esta idéia. Tentamos através das cores das espécies seguir o mesmo conceito.”explica Marita, completando: “Salientamos que o Dr. Luiz Pereira, morador de Ipanema desde sempre, desde o início do projeto, não apenas apoiou a presença do Jardim Vertical, mas foi sua a coragem e vontade, a força motriz para a realização deste – como diz ele – “presente” para seu bairro – Ipanema”.

Ao abrir a The Pet From Ipanema em 1994, em Ipanema, Luiz Pereira introduziu um novo conceito de petshop boutique que estava a frente do seu tempo. Como ele mesmo costuma dizer: “Tiramos o cão do quintal e o levamos para a cama dos seus donos”. Luiz não poupou esforços ao longo do tempo para deixar o visual da The Pet From Ipanema, que hoje é um hospital veterinário 24 horas, em sintonia com a nova proposta de negócio que ele propunha.

9872d633-9310-489f-b4c2-b541ffbe95ab

Passadas mais de duas décadas, a The Pet From Ipanema virou uma referência no mercado veterinário do Rio de Janeiro – provando ser bem mais que simplesmente uma fachada bonita – e as calçadas da Rua Vinicius de Moraes, que viram nascer uma das canções mais famosas da história musical brasileira, também foram o berço de uma ideia que se transformou em um mercado milionário que ignora a crise e cresce mais de 7 % ao ano. Para seguir nesse caminho de inovação e atendimento de qualidade, Luiz Pereira abriu no dia 1 de julho, a The Cat From Ipanema, uma clínica veterinária exclusiva para gatos, funcionando onde era a Black Tie, que por sinal foi a primeira veterinária do Rio de Janeiro, aberta em 1956. Criada em parceria com dois craques do ramo, os médicos veterinários Carlos Gabriel Dias e Bianca Couto, a nova clinica – que é membro da American Association of Feline Practitioners (AAFP) – funciona em um espaço de dois andares, localizado também na Rua Vinicius de Moraes, contando com dois consultórios, centro de estomatologia, ambulatório de doenças infecciosas e internação com enfermeiros preparados para o atendimento de felinos. E o toque refinado, é claro, não podia faltar. Da fachada aos consultórios, o design é todo temático em função dos felinos, fazendo os “gateiros” suspirarem com o visual.
Foto Divulgação
Serviço
Endereço: Rua Vinícius de Moraes, 178 / 2o andar – Ipanema – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2287-6946
Horário de atendimento: Segunda a Sexta – 9h às 19h e Sábados – 9h às 18h

 

Deixe uma resposta

Top