You are here

Uma multidão de pessoas se reuniu em Nova Iorque, para fotografar o tradicional “Solstício de Manhattan”

Nova Iorque- Estados Unidos- Uma multidão se reúnem para fotografar o “Solstício de Manhattan”. O nome é dado a um evento que ocorre ao pôr do sol, quando o Sol está alinhado com as ruas dispostas na grelha regular de Manhattan, Nova Iorque. O fenômeno ocorre duas vezes por ano, em datas espaçadas igualmente em relação ao solstício de verão. O primeiro Manhattanhenge ocorre em torno do dia 28 de maio, e o segundo por volta de 12 de julho.

Foto: Michael Appleton/ nycmayorsoffice

Foto: Michael Appleton/ nycmayorsoffice

12/07/2016- Nova Iorque- Estados Unidos- Uma multidão se reúnem para fotografar o “Solstício de Manhattan”. O nome é dado a um evento que ocorre ao pôr do sol, quando o Sol está alinhado com as ruas dispostas na grelha regular de Manhattan, Nova Iorque. O fenômeno ocorre duas vezes por ano, em datas espaçadas igualmente em relação ao solstício de verão. O primeiro Manhattanhenge ocorre em torno do dia 28 de maio, e o segundo por volta de 12 de julho.

Foto: Michael Appleton/ nycmayorsoffice

Foto: Michael Appleton/ nycmayorsoffice

12/07/2016- Nova Iorque- Estados Unidos- O termo “Manhattanhenge” foi popularizado por Neil deGrasse Tyson, astrofísico do Museu Americano de História Natural e nova-iorquino. É uma referência a Stonehenge, o monumento pré-histórico localizado em Wiltshire, sul da Inglaterra, construído de modo que o nascer do sol, visto do centro do monumento no solstício de verão, está alinhado com a “Heel Stone”.

Foto: Michael Appleton/ nycmayorsoffice

Foto: Michael Appleton/ nycmayorsoffice

12/07/2016- Nova Iorque- Estados Unidos- De acordo com o Commissioners’ Plan of 1811, a grelha urbana regular de Manhattan está rodada 29° no sentido dos ponteiros do relógio em relação ao verdadeiro rumo oeste-leste. Assim, quando o azimute do pôr do sol é 299°, o sol está alinhado com as ruas da cidade, perpendiculares às avenidas. É um espetáculo visual, com os nova-iorquinos a poder observar o disco solar acima do horizonte entre os perfis dos edifícios. As datas precisas do fenómeno Manhattanhenge dependem da data do solstício de verão, o qual varia de ano para ano mas sempre em torno de 21 de junho. Em 2014, o Manhattanhenge foi em 30 de Maio às 20h18m, e 11 de julho às 20h24m O evento tem atraído alguma atenção nos anos recentes. As datas em que o nascer do sol está alinhado com as ruas de Manhattan estão igualmente espaçadas antes e depois do solstício de inverno, correspondendo aproximadamente a 5 de dezembro e 8 de janeiro.

Deixe uma resposta

Top