You are here

Depressão Extratropical traz ar frio nesta quinta-feira para o RJ e as temperaturas voltam a subir no fim de semana

Nesta quinta-feira, dia 07/07, uma frente fria associado a formação de uma Depressão Extratropical com 995 hPa inicialmente, passará pelo oceano mais afastado da costa do Sudeste-RJ e apenas algumas nuvens devem indicar sua presença. Os modelos indicam pouca chuva e diminuição das temperaturas.

07-07-2016 2 GFS_192_AMS0_APC

Segundo os modelos, o ar mais frio não será intenso para o RJ nesta sexta-feira, 08/07, somente as predições do ETA e GLOBAL-CPTEC mostram talvez um prolongamento do ar frio até domingo. Os demais indicam que as temperaturas voltam a subir e a chuva irá continuar escassa no Rio de Janeiro, diferentemente do sul do Brasil, que vai receber um desfile de depressões causando chuvas mais intensas e períodos de frio mais rigorosos.

07-07-2016 CICLONE EXTRATROPICAL_07

Segue as projeções:

Sexta-feira, 08/07 – Tempo seco e frio com um vento desagradável;

Sábado 09 até segunda-feira 11/07 – Tempo seco sem chuva e aumento das temperaturas. Os 30/34°C podem voltar a ser alcançados até segunda;

Terça e quarta-feira, até 13/07 – Ainda mais quente e continua estival;

Quinta-feira,14/07 – Nova frente fria seca atravessando o RJ, mas o ar polar é mais forte e deve entrar bem na cidade;

A partir de sexta-feira, 15/07 – Tempo frio (ou muito frio) e seco devido ao fluxo de Sul. Nenhuma chuva significativa é observada, nem mesmo nas previsões mais distantes.

Colaboração do professor Douglas V. O. Lessa paleontólogo do clima.

Fonte de pesquisa, NOAA, GFS, NAVAGEM, ETA e GLOBAL-CPTEC.

Deixe uma resposta

Top