You are here

Tempo seco no Rio de Janeiro e baixas pressões no Sul

A partir de amanhã, Sábado, 07/05, várias baixas pressões vão desfilar pelo sul em direção ao mar, os centros destes “ciclones” tendem a serem fracos e suas frentes frias podem causar pouca chuva. O que chegar no RJ só deve causar chuvisco ou garoa, se chover. Mesmo a frente fria mais significativa esperada para a semana que vem, pode não chegar ao RJ por divergências. As modelagens indicam que o tempo tende a ficar mais seco por um longo período na cidade, mas sem o bloqueio da ASAS-Alta Subtropical do Atlântico Sul, a priori.

06-05-2016 BAIXA PRESSÃO_05

As imagens de satélite WunderMap mostram nuvens de chuva entre o Paraguai, Mato Grosso do Sul, o Sul do Brasil e divisa com SP devido a influência de um cavado (área alongada de baixa pressão). Este sistema pode produzir tempestades entre os estados de divisa do RS, SC, PR e SP com possibilidade para queda de granizo, descargas elétricas e ventos intensos.

Áreas de perigo potencial: Planalto Norte Catarinense, Oeste Catarinense, Vale Do Itajaí, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense.

Segue a descrição:

Sexta-feira, 06/05 – Tempo um pouco mais abafado, os 30°C podem voltar a ser ultrapassados. A tarde as nuvens aumentam e o vento vira de NW para SW. Pode chover fraco e isolado nas áreas de serra, mas é baixo o risco na Região Metropolitana;

Sábado, 07/05 – O vento deve ficar fresco, mas o Sol impera e as temperaturas sobem a tarde, voltando a cair no final da tarde na intrusão de uma frente fria (baixa pressão).

Domingo, 08/05 – As nuvens aumentam de manhã, alguma chuva fraca pode acontecer de tarde e de noite.

Segunda-feira 9/5 – O sol já volta a imperar e as temperaturas aumentam a tarde indo quase a 30°C. Pode cair uma pancadinha de manhã, mas o tempo talvez fique limpo a tarde.

A partir de quarta-feira, 11/5 – Teremos uma forte baixa pressão atravessando o sul entre o RS, SC e parte do centro-Oeste. Os modelos divergem se pode chegar no RJ. O bloqueio atmosférico ASAS é possível de voltar a acontecer limitando a chuva no RJ e MG, concentrando no ES.

Contribuição do Prof. Douglas V. O. Lessa paleontólogo do clima.

Fonte de pesquisa WunderMap, Rindat, INMET, GFS, GEM, NOAA.

Deixe uma resposta

Top