You are here
Home > Notícias

No Paraná, serviço que alerta para geadas começa nesta segunda-feira (02/05)

Foto: Eraldo Torres/ ANPr

Foto: Eraldo Torres/ ANPr

02/05/2016- Curitiba- PR, Brasil- O Simepar – Sistema Meteorológico do Paraná, e o Iapar – Instituto Agronômico do Paraná lançam nesta segunda-feira (2) o serviço Alerta Geada 2016. Até o final do inverno, as informações podem ser acessadas por meio de um ícone específico nas páginas www.simepar.br e www.iapar.br.

Foto: Eraldo Torres/ ANPr

Foto: Eraldo Torres/ ANPr

02/05/2016- Curitiba- PR, Brasil- Elaboradas com 72 horas de antecedência, as previsões são reavaliadas duas vezes ao dia com base em dados de temperaturas, pressão atmosférica, ventos e umidade do ar desde a superfície até aproximadamente 15.000 metros de altura. Além disso, são observadas imagens de satélites que possibilitam o acompanhamento das massas de ar frio.

Foto: Eraldo Torres/ ANPr

Foto: Eraldo Torres/ ANPr

02/05/2016- Curitiba- PR, Brasil- Segundo o meteorologista Cezar Duquia, “essas massas costumam originar-se nos polos ou ganhar intensidade no Pacífico Sul, de onde se deslocam em direção ao Paraná”. Assim como o forte calor que marcou o primeiro mês do outono, o frio intenso deve ser passageiro. “Desfeito o bloqueio atmosférico que dificultou a progressão das frentes frias ou quentes sobre parte do Sul e do Sudeste do país, uma primeira massa de ar frio conseguiu movimentar-se pelo continente, resultando na queda das temperaturas verificada nos últimos dias”, afirma Duquia. Tudo indica que a estação apresentará comportamento dentro da média no que se refere a temperaturas e chuvas. O fenômeno climático El Niño deve permanecer ativo até junho.

Foto: Orlando Kissner/ ANPr

Foto: Orlando Kissner/ ANPr

02/05/2016- Curitiba- PR, Brasil- Sempre que há risco de geada, um alerta prévio é emitido por e-mail ou SMS a extensionistas, técnicos e produtores rurais cadastrados. Se as condições para formação de geadas persistirem, outro aviso é enviado com 24 horas de antecedência da ocorrência prevista. Interessados em receber os avisos do Alerta Geada por e-mail ou SMS devem cadastrar-se em www.iapar.br. O boletim informativo está disponível pelo telefone (43) 3391-4500 ao custo de uma ligação para aparelho fixo.

Deixe uma resposta

Top