You are here

Alerta para temperaturas altas e ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul)

Final de semana tórrido no RJ com baixas pressões violentas até o início da semana que vem, quando a chuva poderá ser generalizada e muito volumosa, segundo a maior parte dos modelos GFS e GEM que estimam chuvas para o RJ. Possivelmente uma ZCOU (Zona de Convergência de Umidade ou ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) mal formada.

27-02-2016 GFS_192_AMS0_APC

As modelagens apontam para talvez a formação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) sobre a região Sudeste, que poderá causar fortes impacto às populações destas áreas.

27-02-2016 prec8_02

As chuvas poderão ser muito fortes, entre 75 à 800 mm, sobre as cidades, com a possibilidade e rajadas de vento, trovoadas e linhas de instabilidades SCM/CCM. Os grandes volumes de chuva poderão afetar o RJ (região Sul, Serrana e Norte) até 06/03/2016. Instruções: Coloque em lugares altos seus móveis e utensílios (bem protegidos). Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia. Se observar rachaduras nas residências, procure abrigos municipais. Se identificado rachaduras no terreno, coloque lona plástica para evitar que a água infiltre nas rachaduras. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

27-02-2016 prec8-2_02

Segue as predições para os próximos dias:

Domingo – Sol de rachar, dependendo da quantidade de nuvens no céu, a temperatura pode ultrapassar os 40°C. Condições para fortes baixas pressões de 70% para a Região Metropolitana e à noite, muito quente nos lugares onde não chover. No fim da tarde, chegam as baixas pressões violentas amazônicas com possibilidade de atingir qualquer bairro do RJ.

Uma poderosa Depressão Extratropical do Pacífico com 984 hPa poderá causar vendavais muito fortes na região costeira do RS e RJ, associadas à frente fria, (arco), causando mar de ressaca com ondas de 3.00 a 4.00 metros, entre os dias 28/29/02/2016.

Segunda-feira – Dia bissexto ainda muito quente, mas menos que domingo. As águas de março devem chegar no fim da tarde com a frente fria trazendo vento forte (mais fresco) e chuvas.

28-02-2016 GFS_02

Terça-feira – ATENÇÃO. Passagem e estacionamento da frente fria muito forte associada a ciclone e o ar úmido amazônico podem fazer com que as “águas de março” sejam constantes ao longo do dia, se tornem verdadeiros pés d’água no fim da tarde, noite e madrugada. Queda acentuada das temperaturas;

Quarta-feira – ATENÇÃO, situação semelhante à terça-feira com chuva o dia todo, podendo ser muito violenta na madrugada, tarde e noite;

Quinta e Sexta-feira (incerto) – a ZCOU sobe para o ES, a chuva pode ser muito volumosa até o meio da manhã de quinta-feira e volta à tarde com a subida das temperaturas, mas devem ser mais como pancadas (50%). Cenário incerto, pois os modelo GEM e NAVGEM mantém previsões da ZCOU continuar sobre o RJ.

Próximo fim de semana (incerto) – retorno dos fortes calores, mas com umidade. Sol com algumas nuvens, 30/50% de possibilidade de formação de baixas pressões na Região Metropolitana.

Contribuição do Prof. Douglas V.O. Lessa Paleontólogo do Clima.
Fontes: WunderMap / NOAA / National Hurricane Center (NHC- EUA), Meteopt, INMET, INPE, Marinha do Brasil.

Deixe uma resposta

Top