You are here
Home > Notícias

Linha 4: trilhos começam a ser instalados no Leblon

Rio de Janeiro – O secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio, visitou nesta terça-feira (5/1) a estação Antero de Quental, no Leblon, para acompanhar o início da instalação dos trilhos e as etapas de finalização da obra no local. Além disso, Osorio acompanhou os trabalhos do ‘Tatuzão’, que já começou a escavar os 700 metros finais em direção ao Alto Leblon, onde vai encontrar os túneis escavados a partir da Barra da Tijuca, concluindo o eixo Barra – Ipanema. – Esse é um momento importante da obra. O primeiro trecho do túnel do Leblon está totalmente liberado e iniciamos hoje a colocação dos trilhos entre Jardim de Alah e Antero de Quental. O Tatuzão segue em direção ao final do Leblon, na Avenida Visconde de Albuquerque, para perfurar os últimos 700 metros de vias e fazer a conexão com os túneis que vêm de São Conrado e da Barra da Tijuca.

Do ponto de vista de engenharia, a obra segue rigorosamente dentro do cronograma, com a confirmação da conclusão no dia 1º de julho de 2016, prazo que temos para iniciar a operação especial com vistas aos Jogos Olímpicos e, claro, ao atendimento da nossa população – disse Osorio. A estação já conta com piso de granito no andar de acesso dos usuários. As paredes, bilheterias, salas técnicas e enfermaria já receberam pastilhas decorativas, as plataformas de embarque e desembarque estão sendo construídas e serão finalizadas após a saída do ‘Tatuzão’. Também já foram instaladas as coberturas nos dois acessos de passageiros e a escada rolante no acesso pela Rua General Urquiza. A escavação entre a estação Antero de Quental e o Alto Leblon está sendo feita em duas etapas. A primeira, de 400 metros, compreenderá o trecho entre a Praça Antero de Quental e a Avenida Visconde de Albuquerque, onde foi construído um poço de acesso ao ‘Tatuzão‘. Nesse local, a parte frontal do equipamento, que faz a perfuração, será substituída para permitir que ele possa realizar a escavação em rocha. O segundo trecho, de 300 metros, inicia-se nesse ponto da Avenida Visconde de Albuquerque até o Alto Leblon, na altura da Rua Igarapava, onde haverá a conexão do túnel da Barra da Tijuca com o que está sendo escavado pelo ‘Tatuzão’.

 

mt_4_trilh_rj06012016_223 mt_4_trilh_rj06012016_224 mt_4_trilh_rj06012016_225 mt_4_trilh_rj06012016_226 mt_4_trilh_rj06012016_227 mt_4_trilh_rj06012016_228

 

 

Foto: Henrique Freire/GERJ

 

Deixe uma resposta

Top