You are here

Baixas pressões violentas se formam sobre o Brasil e as chuvas voltam associadas ao El Niño

Final de semana começa com sol forte, muito calor e talvez muita chuva. As modelagens indicam que o ciclone extratropical com 1000 hPa na costa do Rio Grande do Sul, será intenso nesta sexta-feira 13/11. Poderá chover de 20 à 45 mm por hora no Sul do Brasil.

13-11-2015 EXTRATROPICAL_011

Na tarde desta quinta-feira, baixa pressão entre Argentina, Uruguai e Sul do Brasil poderá ter vento forte, descargas elétricas e queda de granizo no oeste, centro, norte, nordeste e noroeste do RS, no sul e sudeste de SC. Também ocorrerão pancadas de chuva em grande parte das Regiões Norte e do Centro-Oeste do país, podendo ser localmente fortes associadas a umidade da amazônia ainda indefinida cientificamente.

12-11-2015 NOAA_011

Imagens de satélite WunderMap, dois Ciclones Extratropicais um na costa da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil e outro no Mar nas mediações do Sudeste.

12-11-2015 CICLONES_011

A partir da tarde, a chuva poderá ser forte em pontos isolados, inclusive acompanhada de vento forte, descargas elétricas, no sul, sudeste e leste do RJ e MG, grande parte de SP e grande parte das demais áreas do Sul do Brasil.

12-11-2015 prec8 (1)_011

A frente fria (arco) do ciclone irá subir e tende a precipitar muita chuva sobre todo o Sudeste de fraca à moderada, apesar dos modelos divergirem. Hoje os modelos GFS e GEM indicam a formação de um forte centro convectivo sobre SP que vai trazer tempestades severas na porção litorânea, mas pegando a capital também, portanto atenção.

Nesta quinta-feira 12/11 e 13/11, sol com muitas nuvens, ambiente mais abafado que quarta, mas o risco de chuva ou baixas pressões podem ter maior atividade. 

– Sábado, 14/11, com sol e muito calor. A frente fria chega à tarde e tempestades poderão atingir todo o Estado do RJ.

– Domingo, 15/11, encoberto de chuva durante todo o dia e queda de temperatura no Rio de Janeiro com possibilidade de chuvas diluvianas entre SP, RJ (Região Serrana), MG e ES.

– Segunda-feira, 16/11 a 18/11, o tempo deve ficar encoberto com possibilidade de chuva fraca a forte ao longo do dia associada à baixa pressão na Bahia, de características subtropicais até a costa do RJ.

Obs: Um novo centro de baixa pressão/Depressão Subtropical entre os dias 19/11 e 22/11 poderá passar pelo RJ causando chuvas diluvianas, e no RS, uma nova Depressão Extratropical do Pacífico com 974 hPa, muito intensa, mas ainda a confirmar.

Fonte de Pesquisa Windyty, GEM, GFS, WunderMap, NOAA e professor Douglas V.O. Lessa.

Deixe uma resposta

Top