You are here

Linhas de instabilidade provocam muita destruição em BH-MG

Na tarde desta terça-feira, foram observados baixas pressões descendo da Amazônia entre o Sul e Sudeste. A forte atividade elétrica em BH começou por volta das 16:45, associado ao sistema conhecido como SCM/CCM e causaram chuva forte de até 200 mm acompanhadas de descargar elétricas, vendavais associado ao calor e umidade da região.

27-10-2015 RAIOS_10

Linha de instabilidade é uma zona de instabilidade na qual uma série de tempestades estão dispostas de forma alinhada. São tidas como uma tempestade multicelular, uma vez que são formadas por várias células convectivas de curta duração. A frente de rajada normalmente é mais intensa do que de tempestades de uma única célula, especialmente na direção do seu movimento frontal. Formam-se principalmente em regiões mais quentes, nas zonas tropicais. Sua ocorrência normalmente está associada a eventos de tempo severo, como chuva intensa, granizo, ventos fortes e até mesmo a formação de tornados. Podem ainda dar origem a um tipo de tempestade, caracterizada por fortes ventos que atingem grandes áreas.

27-10-2015 BAIXA PRESSÃO_010

As imagens são impressionantes em BH, capital de Minas Gerais, do final da tarde, associado a baixa pressão que causou uma tempestade severa sobre a região.

Fotos de internautas

BH_INTERNAUTAS 1

BH_INTERNAUTAS 3

BH_INTERNAUTAS 2

BH_INTERNAUTAS 5

Vídeo de Ailton Castro, bairro Venda Nova, MG.

Fonte de pesquisa WunderMap, Rindat e colaboração de internautas de BH.

Deixe uma resposta

Top