You are here
Home > Turismo

Rio de Janeiro, capital do estado do RJ

O Rio de Janeiro é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situa-se na porção leste da região Sudeste, tendo como limites os estados de Minas Gerais (norte e noroeste), Espírito Santo (nordeste) e São Paulo (sudoeste), e também oOceano Atlântico (leste e sul). Ocupa uma área de 43 780,172 km², sendo pouco maior que a Dinamarca. Apesar de ser, efetivamente, o quarto menor estado do Brasil (ficando à frente apenas dos estados de Alagoas e Sergipe e do Distrito Federal, respectivamente, em terceiro, segundo e primeiro lugar), concentra 8,4% da população do país, figurando, consequentemente, como o Estado com maior densidade demográfica do Brasil. É também o terceiro maior litoral do Brasil, ficando atrás apenas da Bahia e Maranhão respectivamente.

cristo_rj_imagcristo_rj_imag66

 

Sua capital e maior cidade é a cidade homônima, a segunda cidade mais populosa do Brasil. Os naturais do estado do Rio de Janeiro são chamados de fluminenses (do latim flumen, literalmente “rio”). Carioca é o gentílico da cidade do Rio de Janeiro. Segundo dados do Censo 2010, o Rio de Janeiro é o terceiro Estado mais populoso do Brasil. Os 20municípios mais populosos são: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Campos dos Goytacazes, Belford Roxo, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Magé, Macaé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita e Nilópolis, todos estes com populações acima de 150 mil habitantes.

Muitas cidades destacam-se devido à forte vocação turística, tanto pela história dos períodos colonial e imperial quanto pelo ecoturismo de praias, montanhas e complexos lagunares. São elas: Araruama, Angra dos Reis, Armação dos Búzios,Arraial do Cabo, Cabo Frio, Itatiaia, Macaé, Nova Friburgo, Paraty, Petrópolis, Rio das Ostras, Resende, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Teresópolis e Valença.

O estado é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto, que se estendem, como faixas paralelas, do litoral para o interior. Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí, Muriaé e Carangola são os principais rios. Oclima varia de tropical a subtropical. Há ocorrência de geadas, nos meses de inverno, em regiões acima dos 1.000 metros de altitude e inclusive queda de neve esporádica no Parque Nacional de Itatiaia. É representado na bandeira da Federação brasileira pela estrela Beta do Cruzeiro do Sul (β = Mimosa).

 

cristo_rj_imagcristo_rj_imag68 cristo_rj_imagcristo_rj_imag71 cristo_rj_imagcristo_rj_imag72 cristo_rj_imagcristo_rj_imag75 cristo_rj_imagcristo_rj_imag76 cristo_rj_imagcristo_rj_imag77 cristo_rj_imagcristo_rj_imag79 cristo_rj_imagcristo_rj_imag80 cristo_rj_imagcristo_rj_imag81 cristo_rj_imagcristo_rj_imag82 cristo_rj_imagcristo_rj_imag83 cristo_rj_imagcristo_rj_imag89 cristo_rj_imagcristo_rj_imag66444

 

Foto: Embratur

 

 

Deixe uma resposta

Top