You are here

Baixa Pressão se forma no Sul do Brasil e ganha características de Ciclone Extratropical durante a madrugada

Segundo as modelagens sinóticas (Windyty) apontam, a baixa pressão que se encontra entre Paraguai e parte do continente do sul do Brasil como Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Sul do RS poderá até a madrugada desta sexta-feira, se tornar Ciclone Extratropical.

24-07-2015 BAIXA PRESSÃO_07

As predições indicam que as chuvas poderão ser pesadas em até 100 mm sobre alguns estados do Sul, conforme carta de umidade (Windyty). As observações indicam um ligeiro escoamento da amazônia dando origem ao sistema sobre o continente, além de cavado invertido na média e alta troposfera com suporte do Jato Subtropical e nuvens do tipo Cumulonimbus de 8 a 12 km de altitude, poderão provocar descargas elétricas sobre o Sul do Brasil. Até Domingo as condições do tempo sobre o Sul do Brasil deverão melhorar, quando o Ciclone estará sobre o mar, diminuindo subsequentemente as condições de tempo ruim sobre estas regiões.

24-07-2015 HUMIDADE 400_0724-07-2015 Carta Sinótica Epagri_07

Os jatos polares estão normalmente localizados próximos de 250 hPa da pressão atmosférica, entre 7 a 12 quilômetros acima do nível médio do mar; enquanto que as correntes subtropicais, significativamente mais fracas, encontram-se a uma maior altitude (entre 10 e 16 km).

250 hPa Corrente de Jato/Jet Streams

24-07-2015 CORRENTE DE JATO_07

A risco de ressaca entre Sul e o Sudeste com ondas entre 3 a 4 metros.

23-07-2915 INPE br_alt_01_07

Parte do Sudeste como São Paulo, Rio de Janeiro, Juiz de Fora-MG, Espírito do Santo e Bahia também poderão ser influenciados por este ciclone de características extratropical. Possivelmente produzirá chuva moderada a forte. Os modelos divergem muito quanto a isso. As temperaturas a noite permanecerão frias devido a atuação dos Jatos Polares sobre boa parte do continente. A chance de chuva forte poderá acontecer se caso o (arco) deste ciclone fique sobre as cidades mencionadas.

Predições para o final de semana RJ:

Sexta-feira – Tempo bem mais aberto e mais quente, a noite deverá esfriar bastante;

Sábado – Mudança no tempo no fim da manhã, muitas nuvens, poderá chover de fraco a moderado a tarde. À noite e madrugada de Domingo, a parte mais ativa do (arco) ciclone (com chuva muito forte) deverá passar pelo oceano talvez, mas devido a proximidade, um desvio mais ao norte poderia fazer com que essa área de chuva violenta atinja o litoral (incluindo Rio e Niterói);

Domingo (incerto) – ainda chuvoso de madrugada, o tempo deve abrir enquanto a área de instabilidade vai para o ES (alguns modelos indicam a parada do eixo de instabilidade sobre o RJ, dando incertezas ao cenário principal). De qualquer forma, ainda é possível chover fraco a moderado e talvez faça frio, mas não deverá ser intenso;

Segunda-feira – Muitas incertezas, o ciclone deve permanecer até terça-feira (intercalação de sol e nuvens com risco de pancadas), em seguida, mais ensolarado e cada vez mais seco, no sentido do fim de semana final de julho.

Fonte de pesquisa Windyty, Epagri, Earth.nool, INPE

Informativo Caçadores de Tempestades, colaboração do Prof. Douglas. V. O. Lessa

Deixe uma resposta

Top