You are here

Alerta de Tsunami para o Caribe segundo a agencia PTCW

O centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, PTWC (Pacific Tsunami Warning Center), emitiu um alerta aos países de fronteira com o Caribe, da possibilidade de uma erupção submarina acontecer. O vulcão submarino Kick-em-Jenny, localizado a oito quilômetros da Costa Norte da ilha de Granada, a oeste das ilhas Seja e Caille, encontra-se no estado de alerta laranja.

TSUNAMI 4_PTWC

De acordo com os especialistas em vulcanologia, os sinais que estão se apresentando, são inconfundíveis e que em menos de 24 horas talvez poderá ser apresentar em uma grande explosão. A agência PTWC informa que a erupção submarina pode deslocar a água que cobre o vulcão, gerando uma Tsunami.

VULCÃO CARIBE_015

O centro de investigação sísmica (SRC) da Universidade das índias ocidentais, diz que o vulcão apresenta um sinal sísmico forte e contínuo desde as 1:25 h (horário local) desta quinta-feira. Segundo a agência, o Tsunami levaria cerca 10 minutos para chegar em Granada e São Vicente, 30 minutos em Martinica e Tobago, enquanto que Barbados levaria cerca de 40 minutos.

TSUNAMI_2015

Em caso de acontecer uma grande tsunami, as ondas chegariam à costa norte da Venezuela em 40 minutos e as ilhas de Sotavento e Porto Rico levariam cerca de meia hora.

Fonte NOAA – PTWC (Pacific Tsunami Warning Center).

One thought on “Alerta de Tsunami para o Caribe segundo a agencia PTCW

Deixe uma resposta

Top