Astrônomos brasileiros anunciam a descoberta de novo planeta, semelhante a Júpiter

São Paulo- SP, Brasil- Concepção artística do recentemente descoberto planeta gigante gasoso gêmeo de Júpiter em órbita de uma estrela gêmea do Sol, HIP 11915. O planeta tem uma massa muito semelhante à de Júpiter e orbita a sua estrela aproximadamente à mesma distância que Júpiter orbita o Sol. Este fato, juntamente com a composição semelhante ao Sol da HIP 11915, aponta para a possibilidade do sistema de planetas que orbita esta estrela ser muito semelhante ao nosso próprio Sistema Solar, com planetas rochosos menores orbitando mais próximo da estrela progenitora.

An artist’s impression showing a newly discovered Jupiter twin gas giant orbiting the solar twin star, HIP 11915. The planet is of a very similar mass to Jupiter and orbits at the same distance from its star as Jupiter does from the Sun. This, together with HIP 11915’s Sun-like composition, hints at the possibility of the system of planets orbiting HIP 11915 bearing a resemblance to our own Solar System, with smaller rocky planets orbiting closer to the host star.

Foto: ESO/ M. Kornmesser