You are here

Super Célula registrada na tarde de hoje no Paraná

Moradores do Paraná sentiram uma ventania em algumas localidades, causada pela passagem de uma CCM observada durante a tarde pelo satélite da WunderMap em 10/07/15, conforme publicação na página Caçadores de Tempestades do FB.

10-07-2015 CCM

As explicações seriam que o Complexo Convectivo de Mesoescala, ou CCM como é conhecido, ocorrem tipicamente e se apresentam de intensa advecção na forma circular. Já o tipo de Sistema Convectivo de Mesoescala/SCM são por aglomerados de nuvens Cumulonimbus, com extensão horizontal da ordem de dezenas a centenas de quilômetros, quando observadas em imagens de satélites, recebem nomes diferentes de acordo com suas características físicas, circular, linear ou indefinida. São características físicas observadas através de imagens de satélite (Maddox 1980).

Esse tipo de formação pode causar as chamadas LI (linhas de instabilidade), normalmente são acompanhadas de grandes nuvens do tipo Cumulonimbus, de grande crescimento vertical, entre 8 a 15 de altitude, podendo causar muitos transtornos a nível de chuva, raios, granizo e possibilidade para formação de tornados.

Algumas condições necessárias para a formação de um CCM é a presença do Jato de Baixos Níveis, um cavado no nível de 500 hPa e Jato Altos Níveis ao sul da região de formação. Conforme descrito na carta sinótica Epagri de 10/07/15.

10-07-2015 EPAGRI

O temporal causou muita destruição em várias cidades do Paraná segundo relatos dos moradores de Terra Rica, Floresta, Loanda, Mangueirinha, em Palmeira nos Campos Gerais e Cafelândia-PR. Foi acompanhado de muito granizo e de vários tamanhos, inclusive na cidade de Floresta-PR foram registradas granizo do tamanho de bolas de beisebol, causando vários danos em casas, arvores e automóveis e também houve precipitações de (tornados) pela região.

INTERNAUTAS 3_07

A Super Célula que se desenvolveu na região, registrada por internautas, em Terra Rica/PR.

Deixe uma resposta

Top