You are here

Ar seco predomina em grande parte do país

O tempo segue aberto no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste e as temperaturas voltam a subir. O anticiclone pós-frontal (APF), está muito intenso. Com isso, o tempo permanece seco de dia e frio entre o Sul e Sudeste do Brasil à noite. A massa de ar de alta pressão pós-frontal (anticiclone pós-frontal ou migratório) como é conhecida.

APF 1038_06

No início da outra semana, durante a madrugada de segunda/terça-feira 29/30/06, poderá formar uma nova “baixa pressão” sobre a Argentina, Uruguai, RS. É observado um escoamento do interior da Amazônia com essas regiões. Os Estados de SC e PR poderão ter muita chuva ao longo da semana e recordes temperatura devido a formação dessa baixa.

S11235909_201506270000_INPE_06

É interessante ressaltar que o centro do anticiclone pós-frontal (APF) alcançará os 1038/1042 hPa, sendo portanto de intensidade extrema. Mas por estar muito ao sul, o ar seco e gelado vai predominar no sul, enquanto o ar úmido retorna de leste e vem para o RJ.

De Sábado a Segunda o Fluxo de leste ou sudeste, o tempo permanece úmido com chuva fraca intermitente (basicamente no litoral) e muito frio (quebra de recordes de frio possíveis). Entre segunda/terça-feira a APF começa se afastar e a temperatura deve começar a subir.

Informativo Caçadores de Tempestades e prof. Douglas. V. O. Lessa.

Cartas Sinnóticas Windyty e INPE.

 

Deixe uma resposta

Top