You are here
Home > Notícias

Trens do Subúrbio de Salvador recebem projeto artístico

Os trens do Subúrbio de Salvador estão de cara nova. Com a intenção de levar arte à população e aos usuários dos trens urbanos, um coletivo de artistas, liderados pelos paulistanos Osgemeos e Ise, coloriu os equipamentos. As intervenções ocorreram entre sábado (20) e quarta-feira (24), na estação da Calçada.
Entre uma parada e outra, os trens ganharam novos desenhos. No final da ação, os trens, já de cara nova, se tornaram não apenas equipamentos de mobilidade, mas também de contemplação. A iniciativa teve a participação de 14 artistas, dos quais 11 brasileiros e três estrangeiros.
A ideia foi apresentada no mês de maio pelos irmãos gêmeos Gustavo e Otávio Pandolfo ao secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, e ao presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello. Segundos os artistas, a ideia era transformar os trens em grandes obras de arte móveis.
O projeto, denominado Wholetrain, foi iniciado em 2002, na cidade de São Paulo, e, devido ao sucesso, já foi levado a Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, João Pessoa, Natal, Vitória e São Luís. Em 2014, Osgemeos foram responsáveis por colorir o avião que conduziu a Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo. A ação é de caráter filantrópico, de iniciativa e financiamentos dos próprios artistas.
trens_artisticos_gemeos_BA1 trens_artisticos_gemeos_BA2 trens_artisticos_gemeos_BA3 trens_artisticos_gemeos_BA4
Foto: Daniele Rodrigues/Sedur
Por Tony Cavalcanti

Deixe uma resposta

Top