You are here

Terremoto de magnitude 7.0 na Dorsal Meso-Atlântica próximo ao vulcão de Tristan da Cunha.

Boletim Sísmico

Em 17 de junho de 2015 um terremoto de magnitude 7.0 ocorreu no Sul da Dorsal Meso-Atlântica. Com resultado transcorrente da lateral esquerda da falha, ou perto de uma falha de transformação que fazem parte da América do Sul: África (Núbia) limite de placa. Na latitude deste terremoto, a placa da América do Sul se move para o oeste aproximadamente a uma taxa de 33 mm/ano em relação a Núbia. Sismos históricos ocorreram na mesma região e, provavelmente, na mesma estrutura que este terremoto, a zona de fratura parece não ser identificada. Moderados a grandes terremotos nesta região do Atlântico Sul não são incomuns – ao longo do século passado, dezesseis outros terremotos de magnitude 6,0 – 6,6 ocorreram dentro de uma área de 250 km.

TERREMOTO 2015

 

O evento de 17 de junho de 2015, foi localizado ao longo da mesma zona de fratura e em associação com outras zonas de fratura mais curtas para o sul. Representa o maior evento na região durante esse período de tempo; o anterior foi um evento de magnitude 6.6 em fevereiro de 2005, 130 quilômetros ao sul. Nenhum destes sismos históricos são conhecidos por terem causado danos. O afastamento da terra povoada minimiza o risco potencial de desastres e sua falha transcorrente de mecanismos de produção são relativamente pequenos, devido a inclinação vertical, o que minimiza o risco de produção de tsunami destrutivo.

Acredita-se cientificamente que as explosões solares do tipo plasma negativo ou flare como são conhecidas, tem interferido na atividade vulcânica e deslocamentos de placas sobre essas regiões.

Pico do Queen Mary é o cume da ilha de Tristan da Cunha, no Oceano Atlântico Sul. Tem uma altitude de 2.062 metros (6.765 pés) acima do nível do mar. A montanha é o pico do vulcão de protetor maciço que forma a ilha.

Foto da internet.

VULCÃO TRISTÃO_01

A 300 m (1.000 pés) de largura cúpula cratera cobre o pico, e que contém um lago da cratera em forma de coração. Este lago é normalmente congelado durante o inverno, e as encostas mais elevadas do vulcão são cobertas de neve.

Vista de satélite

TRISTÃO DA CUNHA - VULCÃO

Imagens de satélite da USGS

Deixe uma resposta

Top