You are here
Home > Cultura

1º fotógrafo oficial de Brasília é homenageado em exposição

Autor de mais de 5 mil imagens da construção de Brasília, Mário Fontenelle (1919–1986) pode ser o maior responsável pela memória imagética da cidade. Fotógrafo oficial do governo Juscelino Kubitschek, são dele fotos icônicas: o cruzamento dos eixos, o Marco Zero da construção de Brasília e a imagem de JK e Lucio Costa no local onde se iniciaria o Eixo Monumental.

Nesta terça-feira, às 19 horas, o piauiense de Parnaíba terá o trabalho reconhecido em solenidade na Câmara Legislativa, que lhe concederá o título póstumo de Cidadão Honorário de Brasília. No saguão, haverá mostra com 18 imagens emblemáticas feitas por Fontenelle, quatro painéis e uma reprodução de um laboratório de revelação fotográfica — com câmeras antigas, rolos de filme e outros materiais semelhantes aos usados na trajetória profissional de Fontenelle.

“Foi difícil selecionarmos só algumas fotos, mas prezamos por aquelas que mostram a sensibilidade do autor”, explica o gerente do Acervo Audiovisual do Arquivo Público do Distrito Federal e responsável pela mostra, Marcelo Durães. Desde 1980, o material de Mário Fontenelle compõe o Fundo Novacap do Arquivo Público do DF. “Brasília tem toda a sua construção registrada desde o início”, ressalta Durães. “Tudo isso graças à produção do fotógrafo e ao trabalho de preservação do Arquivo.”

 

Homenagem a Mário Fontenelle e exibição do curta-metragem Mário Fontenelle — A Oração Silenciosa
16 de junho (terça-feira)
Às 19 horas
Câmara Legislativa do Distrito Federal (Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5)

Brasília, DF, Brasil Foto: Cláudio Alves/ Arquivo Público do Distrito Federal   Câmara Legislativa homenageia o pioneiro Mário Fontenelle com título póstumo de Cidadão Honorário de Brasília. Fotógrafo oficial do governo Juscelino Kubitschek, são dele fotos icônicas: o cruzamento dos eixos, o Marco Zero da construção de Brasília e a imagem de JK e Lucio Costa no local onde se iniciaria o Eixo Monumental.
Brasília, DF, Brasil Foto: Cláudio Alves/ Arquivo Público do Distrito Federal

Brasília, DF, Brasil Foto: Mário Fontenelle/ Arquivo Público do Distrito Federal   Câmara Legislativa homenageia o pioneiro Mário Fontenelle com título póstumo de Cidadão Honorário de Brasília. Fotógrafo oficial do governo Juscelino Kubitschek, são dele fotos icônicas: o cruzamento dos eixos, o Marco Zero da construção de Brasília e a imagem de JK e Lucio Costa no local onde se iniciaria o Eixo Monumental.
Brasília, DF, Brasil Foto: Mário Fontenelle/ Arquivo Público do Distrito Federal

 

Por Tony Cavalcanti

 

Deixe uma resposta

Top