You are here

El Niño ou Linhas de Rossby estão alterando o clima na America do Sul

O El Niño são alterações significativas de curta duração (15 a 18 meses) na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com profundos efeitos no clima. Estes eventos modificam um sistema de flutuação das temperaturas daquele oceano chamado Oscilação Sul e, por essa razão, são referidos muitas vezes como OSEN (Oscilação Sul-El Niño). Originalmente esse fenômeno foi reconhecido por pescadores da costa oeste da América do Sul, observando baixas capturas, à ocorrência de temperaturas mais altas que o normal no mar, daí a designação, que significa “O Menino”.

A consequência de um El Niño é a alteração do clima em todo o Pacífico equatorial. As massas de ar quentes e úmidas acompanham a água mais quente, provocando chuvas excepcionais na costa oeste da América do Sul e secas na Indonésia e Austrália. Pensa-se que este fenômeno é acompanhado pela deslocação de massas de ar a nível global, provocando alterações do clima em todo o mundo.

EL NIÑO_06_2015

 

Linhas de Rossby

Ondas de Rossby são oscilações de larga escala que se propagam no oceano e na atmosfera cuja força é a variação do parâmetro de Coriolis com a latitude associada à conservação da vorticidade. Esses padrões se deslocam de leste para oeste e estão relacionados com ciclones em superfície. Essas ondas foram identificadas na atmosfera terrestre em 1939 pelo físico Carl-Gustaf Arvid Rossby.

L-Rossby-sa5.144hr

 

Ondas de Rossby também podem ser observadas através de satélites medindo a temperatura de superfície do mar (TSM). As perturbações geradas na estrutura da termoclina ao se ajustar, por continuidade, geram divergência (subsidência) ao se expandir (contrair). Esse movimento pode causar um aumento ou diminuição da coluna de água acima gerando um sinal positivo ou negativo na TSM que está associado a propagação de ondas planetárias.

O ar flui para leste ao longo de um percurso ondulado, mas as longas ondas de Rossby permanecem ainda movimentando-se na mesma posição. O movimento dessas ondas acontece de forma bem lenta. Quando se observa o esquema de ondas nos ventos oeste é possível perceber que existem ondas mais curtas na média e também na alta troposfera.

Devido a força atuante das Ondas de Rossby ser variante ao “Princípio de Arquimedes”, acredita-se que essas ondas causem mudanças climáticas.

Fonte: windyty e NOAA.

Deixe uma resposta

Top