You are here

Passagem do Ciclone Extratropical pelo Sudeste nessa última quinta-feira, provoca imagens raras do clima

Na tarde dessa última quinta-feira foi registrado em Caçapava, São Paulo, formação de Altocumulus Lenticularis por Ary Guilherme, caçador de tempestade.

ARY GUILHERME SP

 

Conforme estudos científicos as Altocumulus Lenticularis são geralmente compostas apenas por gotículas de água (raramente pode haver cristais de gelo) e se apresentam em bandas paralelas, em massas redondas distintas, ou de aspecto muitas vezes parcialmente fibroso ou difuso, com elementos misturados ou não, dispostos com bastante regularidade. Esses elementos são formados normalmente por convecção e geralmente indicam uma frente fria que se aproxima.

No Rio de Janeiro, vários moradores do bairro da Zona Oeste e Niterói como Marcelo Valladares e Rose Moreira registraram a passagem de uma linha de instabilidade (LI) ou uma Microbust no final da tarde onde produziu em alguns pontos da cidade vendavais, raios e trovoadas.

Foto de Marcelo Valladares, Ponte Rio Niterói.

MARCELO VALLADARES-RJ

Foto de Rose Moreira, Niterói, RJ.

ROSE MOREIRA-RJ_01

 

 

Outro morador da região de Duartina, SP, Edmar Firmino registrou a passagem de uma Asperatus Undulatus dia 30/05 após passagem do Ciclone dia 28/05/2015. Segundo “Cloud Appreciation Society” (Sociedade de Apreciação de Nuvens) são nuvens estranhas, assustadoras e de uma espécie completamente nova. É o que defendem, depois de compilar inúmeros exemplos deste inusitado fenômeno recebidos de todos os cantos do mundo.

EDMAR FIRMINO-SP

A Undulatus asperatus (ou somente asperatus) é um tipo de nuvem proposto em 2009 como uma classificação separada de nuvem pelo fundador da Sociedade de Apreciação de Nuvens. Foi a formação de nuvens adicionada pela primeira vez desde o tipo Cirrus intortus, adicionado em 1951 no Atlas Internacional de Nuvens da Organização Meteorológica Mundial. Margaret LeMone, uma especialista em nuvens, tem tirado fotos das nuvens asperatus por 30 anos, e considera que é um novo tipo de nuvem.

Texto de Serginho Bloomfield, caçador de tempestade.

Deixe uma resposta

Top