You are here

Nevoeiro no Sudeste provocado por uma baixa pressão no Sul do Brasil

Na tarde desta terça-feira foi observado em vários pontos na orla do Rio de Janeiro forte cerração associado a uma baixa pressão que está se formando na costa do Sul do Brasil e poderá mudar o tempo até o final de semana com a formação de um Ciclone Extratropical, segundo projeções nas cartas sinóticas da NOAA.

Sistema de baixa pressão se deslocando para o mar na região Sul do Brasil até dia 28/05/2015.

26-05-2015 sa3.24hr

O Professor Douglas V. O. Lessa micro paleontólogo na reconstrução de paleoclima, diz que é possível essas condições da umidade vindas de uma frente fria estar associado ao sistema de baixa pressão no Sul. O professor também lembra por estarmos sobre a influência das altas pressões ASAS – Alta Subtropical do Atlântico Sul, o ar frio condensou e formou esse nevoeiro na cidade do Rio de Janeiro.

No Subúrbio do Rio foi possível notar a o nevoeiro na costa da cidade.

CAÇADORES_0130

Na Barra da Tijuca o morador da região Diego Tourinho, fez o registro do nevoeiro.

DIEGO TOURINHO_02

Outro morador, Gabriel Bortolini, fotografou a cerração cobrindo boa parte do aterro do Flamengo e alguns pontos turísticos do RJ da Praça Paris na Glória.

GABRIEL BORTOLINI_02

Diego Tourinho registrou agora noite a cerração no bairro da Barra da Tijuca, RJ.

DIEGO TOURINHO_03_2015

Explicação Científica sobre Nevoeiros:

O nevoeiro é uma nuvem com a base próxima ou junto à superfície. Não há diferença física entre o nevoeiro e uma nuvem, porque eles apresentam a mesma aparência e estrutura. A diferença essencial é o método de desenvolvimento e onde a formação ocorre.

Forma-se quando o resfriamento do ar, ou a adição de vapor de água por evaporação, causam saturação. O nevoeiro é geralmente considerado um perigo da atmosfera. Quando o nevoeiro é leve, a visibilidade é reduzida a 2 ou 3 quilômetros.

A condensação produz um nevoeiro quando a temperatura de uma camada de ar na superfície cai abaixo do seu ponto de orvalho (ponto de orvalho ou de saturação é a temperatura do ar abaixo da qual o vapor de água presente passa ao estado líquido na forma de pequenas gotas). Dependendo das condições prevalentes, a superfície pode ser obscurecida por vários tipos de nevoeiro.

Texto de Serginho Bloomfield.

Deixe uma resposta

Top