You are here
Home > Notícias

Prefeito inicia obras da primeira rota cicloviária em uma comunidade do Rio

mare1

 

O Complexo da Maré é a primeira favela do Rio de Janeiro a ganhar um plano de mobilidade por bicicleta. Iniciada hoje  pelo prefeito Eduardo Paes, e com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2016, a rota contará com 22km de ciclofaixa e faixa compartilhada (pista e calçada) ligando a comunidade às estações dos BRTs TransBrasil e Transcarioca e à Ilha do Fundão, onde fica a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O objetivo da iniciativa é garantir formas seguras para o uso da bicicleta como modal de transporte alimentador dos transportes de massa. O Programa Rio Capital da Bicicleta visa, não apenas ampliar o sistema cicloviário municipal, mas incentivar uma mobilidade mais sustentável e favorecer a intermobilidade entre o transporte público, bicicleta e pedestres.

A cidade do Rio de Janeiro possui a maior rede de ciclovias da América Latina, com 380km de vias, espalhadas em todas as regiões do município. Mais investimentos estão previstos, para alcançar a meta de 450km de ciclovias até 2016. Alguns exemplos são a reestruturação viária no trecho entre Del Castilho e Vicente de Carvalho (Zona Norte), com integração com a TransCarioca; a ligação cicloviária entre a Praça Saens Peña, na Tijuca, até a Estação das Barcas da Praça XV e a rota cicloviária da Pavuna (Zona Norte), com ligação com metrô, trem, ônibus e Linha Vermelha. A ciclovia da Avenida Niemeyer possibilitará que o ciclista vá da Zona Sul até a praia de Grumari, na Zona Oeste, de bicicleta, passando por um cenário de praias espetaculares.

Foto: Prefeito dá início às obras da rota cicloviária da Maré.

 

 

 

 

mare2

Deixe uma resposta

Top