You are here

Vulcão entra em erupção no Chile

O vulcão Villarrica, no sul do Chile entrou em erupção nas primeiras horas dessa madrugada, expelindo cinzas e lava até 1.000 m (3.300 pés) no ar.

Foto de Ariel Marinkovic-AFP.

Ariel Marinkovic-AFP 02

O Villarrica, fica a 2.843 metros, localizado cerca de 750 quilômetros ao sul da capital, Santiago, em uma área turística, é um dos vulcões mais ativos.

As autoridades declararam alerta máximo.

O ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo informou que decidiu evacuar cerca de 3.385 pessoas nas áreas de Villarrica, Pucón e Curarrehue e área circundante.

As autoridades estão agora avaliando a situação de possíveis inundações e deslizamentos de terra causados pelo derretimento do cone vulcânico.

Foto de Ariel Marinkovic-AFP.

Ariel Marinkovic-AFP 01

Várias estradas estão fechadas e as aulas foram suspensas nas escolas dos municípios de Villarica e Pucon Coñaripe e instalações serão usadas como abrigos.

Cartas sinóticas da NASA mostram em que direção o vento e a cinzas vulcânicas estão se deslocando, os modelos indicam de Leste/Sudeste na Argentina.

NASA_01

De acordo com o Ministério de Minas do Chile, a última erupção do Villarrica foi em 1985.

Estima-se que, no século XX, mais de 100 pessoas foram mortas por deslizamentos de terra nas encostas do vulcão.

Segundo os estudos científicos, a América do Sul é a maior cadeia vulcânica do mundo com cerca de 250 Vulcões e um dos mais perigosos da face da terra.

Deixe uma resposta

Top