You are here
Home > Notícias

Rio festeja 450 anos com missa, bolo gigante, inaugurações e shows

Quatrocentos e cinquenta anos de praia não poderiam passar em branco. Após o megashow na noite de sábado (28), na Quinta da Boa Vista, o domingo (1º), será repleto de celebrações do aniversário da cidade conhecida como “maravilhosa”. A programação oficial do aniversário do Rio começa cedo e tem a presença esperada da presidente Dilma Roussseff para dois eventos à tarde. À noite, o evento “Rio dos Meus Olhos”, na Praia do Flamengo, e shows em Madureira e Bangu encerram a festa.

logotipo_RIO_450_v1

Uma cerimônia no Fortaleza de São João, na Urca, Zona Sul, dá início às comemorações. Organizada pelo Exército, as autoridades serão recebidas às 7h e levadas para a Praça da Fundação, ponto principal do evento. Às 7h30, após as boas vindas, uma salva de tiros marcará a abertura.

Haverá uma saudação aos integrantes do Cruzeiro Comemorativo Bertioga-Rio de Janeiro, que reúne cerca de 20 veleiros que deverão chegar à praia naquele horário. As embarcações, que partiram de Bertioga (SP), refizeram o mesmo percurso feito por Estácio de Sá em 1565. Um ator caracterizado como do capitão que fundou e foi o primeiro governador do Rio de Janeiro, estará ao lado de um descendente de Estácio de Sá e entregará uma chave simbólica da cidade ao prefeito Eduardo Paes.

A missa de aniversário da cidade acontecerá às 8h30, presidida pelo cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, Zona Norte. No local está o Santuário São Sebastião, padroeiro do Rio.

Templo de especial valor afetivo para a cidade, a igreja guarda as três relíquias de fundação do Rio: o marco de fundação, os restos mortais de Estácio de Sá e a imagem histórica de São Sebastião, que foi trazida pelo fundador.

Bolo de 450 metros
O parabéns oficial será na Rua da Carioca, com o tradicional bolo organizado pela Sociedade de Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca). O bolo terá 450 metros e será recheado com doce de leite. Quem assina a guloseima gigante é Adelmo de Oliveira, chefe de confeitaria que comanda 20 pessoas na preparação.

“O bolo é grande, mas nós vamos vencer esse desafio. Minha equipe trabalha comigo há 12 anos e eu confio muito nela”, disse Adelmo.

O bole pesa mais de oito toneladas, tem 2,5 toneladas de farinha de trigo, 1,5 tonelada de margarina, duas toneladas de açúcar, mil litros de leite, 50 quilos de fermento, mil litros de chantilly e 30 mil ovos.

A imagem peregrina de São Sebastião será levada ao local por Dom Orani Tempesta. Também haverá apresentação de componentes da escola de samba Estácio de Sá.

Sede da prefeitura no Subúrbio
Ao meio-dia, as comemorações prosseguem com a inauguração do Palácio Rio450, em Oswaldo Cruz, no Subúrbio, que será a terceira sede da prefeitura. A nova sede ficará na Rua Carolina Machado, a poucos metros da casa do falecido sambista Paulo da Portela, ícone do bairro e fundador da escola de samba azul e branca.

O casarão é uma construção de 1920 e está sendo reformado desde outubro de 2014. O palácio tem dois andares com 182 metros quadrados. No segundo pavimento, haverá um grande salão para eventos e uma mesa para o prefeito Eduardo Paes, que ficará nessa sede pelo menos uma vez por semana.

Dilma inaugura túnel no Porto
Às 16h, com a presença da presidente Dilma Rousseff, e do governador Luiz Fernando Pezão, o prefeito Eduardo Paes vai inaugurar o Túnel Rio450, ligando o Centro ao bairro da Gamboa, na Região Portuária. A Banda de Fuzileiros Navais vai tocar o Hino Nacional e o Hino Cidade Maravilhosa.

O túnel é o primeiro subterrâneo na cidade. Com três faixas em operação em sentido único, do Centro para o Viaduto do Gasômetro, tem 1.480 metros de extensão e vai integrar a Via Binário do Porto.

Ainda dentro da programação de aniversário, no Palácio da Cidade serão lançados medalha e selo comemorativos, em parcerias com a Casa da Moeda e os Correios, respectivamente. A Medalha 1º de Março será entregue a cariocas de nascimento ou adoção e serão anunciados os nomes das personalidades que constarão do “Livro de heróis e heroínas da cidade do Rio de Janeiro”.

Shows
A festa fica musical à noite. O evento “Rio dos Meus Olhos” terá DJs, projeções e performances a partir das 18h, na Praia do Flamengo. Com promoção da Globo, será apresentado por Rodrigo Simas e Juliana Paiva. Fotos enviadas pelos telespectadores serão exibidas no telão.

Entre os DJs, estão Vivi Seixas, especialista em house e filha de Raul Seixas, Zod, maranhense conhecido nas baladas alternativas, Lili Prohmann, que faz releituras da música brasileira, e o DJ MAM, autor de “Oba Rio”.

Às 20h, os sambas da Portela e do Império Serrano agitarão a Praça do Samba, no Parque Madureira, Zona Norte; na Praça das Juras, em Bangu, Zona Oeste, grupos de funk se revezam para a festa. De graça e para todas as idades.

Deixe uma resposta

Top