You are here
Home > Notícias

Dilma recebe Medalha 1º de Março na festa dos 450 anos do Rio

A presidente Dilma Rousseff ganhou na noite deste domingo (1º) a Medalha 1º de Março das mãos do prefeito Eduardo Paes, na cerimônia que encerrou no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul, ao som de “Parabéns a você” e “Cidade Maravilhosa”, as comemorações do aniversário de 450 anos do Rio.

IMG_7174

A medalha, concedida pela primeira vez, foi criada para ser entregue a cariocas de nascimento ou adoção, escolhidos pelo prefeito. Dilma ressaltou em seu discurso que o Rio pode contar com o governo federal para a realização do Jogos Olímpicos.

Dilma foi agraciada com a medalha juntamente com outros cariocas, de nascimento ou não, mas representantes da carioquice festejada durante todo este domingo de aniversário da cidade: a dama do Dona Ivone Lara; a dama do teatro Fernanda Montenegro; o Galinho de Quintino, Zico, recebido aos gritos de “Mengo”; o poeta imortal Ferreira Gullar; os três mais antigos servidores da prefeitura em atividade Idalício Manoel de Oliveira Filho, de 87 anos, Moyses Domingos da Costa, de 81, e Gyleno dos Santos, de 77.

Os vendedores de mate e de biscoito Globo Luís Soares da Silva, e Isaias Santos, também agraciados, chegaram com o uniforme que usam na praia, levando galões de mate e saco de biscoito. Ganharam a medalha 1º de março ainda Alvamar Filgueira Pantoja, do Centro de Ópera Popular de Acari; o cardeal Dom Orani Tempesta; o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach; e o governador Luiz Fernando Pezão.

IMG_7074

Também houve o lançamento do selo comemorativo, elaborado pelos Correios, e da medalha comemorativa dos 450 Anos, feita em parceria com a Casa da Moeda. Destinada a colecionadores, a medalha será cunhada em bronze, prata e ouro e tem seu desenho inspirado no relevo do Morro Dois Irmãos. Dilma ganhou uma medalha de prata comemorativa dos 450 anos das mãos do presidente da Casa da Moeda, Francisco Franco.

IMG_6791

Além disso, a cerimônia teve espaço para uma apresentação de Wanda Sá e Roberto Menescal, dois nomes da bossa nova, cantaram “Rio”, “Ela é carioca”, “Samba do avião” e “Valsa de uma cidade”. Carlinhos de Jesus, um dos convidados, de forma improvisada, subiu ao palco para cumprimentar Dilma, Pezão e Paes. Beijou Menescal e Wanda Sá e começou a dançar no palco sozinho, até que resolveu chamar para acompanhá-lo outra convidada, a bailarina Ana Botafogo. Os dois deram um pequeno show de dança.

IMG_6841 IMG_6848 IMG_6880

Deixe uma resposta

Top