You are here
Home > Notícias

MINI chega ao Gran Turismo® 6

MINI chega ao Gran Turismo® 6

 

Munique. Inspirada pelo sucesso legendário da marca nas pistas, a equipe de design da MINI criou a essência de um MINI de corrida para permitir o máximo desempenho no Gran Turismo® 6 do PlayStation® 3. “A MINI construiu um nome de sucesso nas pistas e o MINI Clubman Vision Grand Turismo traz essas emoções e toda a sensação do „Go-Kart Feeling“ da marca para a pista virtual do Gran Turismo 6”, diz Anders Warming, head de design da MINI.

 

O motor de 395 hp acelera o MINI Clubman Vision Gran Turismo de 0 a 100km/h em apenas 3,5 segundos. Uma transmissão sequencial de seis marchas direciona a potência do motor para o sistema de tração integral, garantindo uma distribuição otimizada de potência em todos os momentos. A mudança de marchas é realizada por meio de borboletas atrás do volante.

 

O sistema de suspensão com amortecedores ajustáveis garante o máximo de aderência na pista. A velocidade máxima é de até 290 km/h, dependendo da relação de transmissão, específica para cada pista de corrida.

 

O design evocativo do MINI Clubman Vision Gran Turismo também foi inspirado nas corridas. “O MINI Clubman Vision Gran Turismo combina todas as icônicas características de design do MINI apresentadas no estilo mais esportivo e emocionante possível. Um MINI como este nunca foi visto antes,” diz Christopher Weil, o Head de design exterior do MINI.

Na parte da frente, a pura sensação das corridas

 

A vocação do MINI Clubman Vision Gran Turismo para as corridas se apresenta à primeira vista: enormes aberturas para a entrada de ar e dutos aerodinâmicos dominam a frente do carro. A grande abertura central de entrada de ar se estende até perto do chão, quase misturando o MINI Clubman Vision Gran Turismo à superfície da pista virtual. Os difusores de ar na frente do carro regulam o fluxo aerodinâmico para resfriar o motor de alto desempenho e os freios. A largura dos pneus permitem um manejo ágil ao contornar curvas em alta velocidade. Ao mesmo tempo, o alinhamento horizontal dos dutos de ar faz com que a parte da frente pareça mais baixa, ressaltando a largura dos pneus. O paralama frontal e a parte inferior da carroceria são feitos inteiramente de carbono, o que não apenas reduz a resistência ao ar, como também diminui o peso do veículo como um todo nas arrancadas, resultando em melhores tempos no circuito.

 

Todos os ícones familiares do MINI, na parte da frente, revelam um design altamente dinâmico. Os faróis elípticos apresentam um “X” em preto, originário das antigas corridas de longa distância. Naquela época, eles costumavam ser revestidos, de modo a impedir que seu vidro pudesse se estilhaçar, como resultado do impacto de pedras ou de colisões, evitando que pedaços de vidro quebrados ficassem na pista. O MINI Clubman Vision Gran Turismo revive este elemento, dando a ele uma interpretação moderna, na forma de quatro elementos de luz de LED separados, isolados por um X preto dentro da elipse. A grade hexagonal e contínua do radiador possui um design plano e esportivo, para enfatizar as rodas largas do carro, envolvidas em cromo negro de alta tecnologia. Os limpadores de para-brisa verticais, os pequenos faróis adicionais, e as faixas delineadoras na tampa do motor, no teto do carro, e na traseira, constituem referências adicionais que levam de volta às realizações gloriosas da marca nos ralis do passado.

 

O máximo do tempero esportivo na visão lateral do veículo

 

A lateral revela o estilo do MINI, que sofreu uma injeção de todo um novo poder dinâmico. O carro “agarra-se” à pista, com uma silhueta plana e ampla. As curvas características dominam a parte superior, fazendo com que o MINI Clubman Vision Gran Turismo seja instantaneamente reconhecido como um MINI. O teto alongado e a janela baixa e contínua parecem estender o MINI virtual. Juntamente com a linha ascendente da carroceria, eles estabelecem um ligeiro formato de cunha. O design volumoso, abaixo da disposição estreita da janela, é uma característica instantaneamente marcante. Quase tocando o solo, o poderoso conceito da carroceria transmite a aerodinâmica otimizada e a perfeita aderência à pista em termos visuais. As portas alongadas estão contidas em superfícies musculares e fortemente modeladas. As linhas precisas enfatizam os arcos amplamente espaçados da roda, na frente e na traseira do carro – uma referência à tração permanente nas quatro rodas. O dinamismo e a clareza das linhas aumentam na direção da pista. Isto proporciona às superfícies um efeito mais atlético, bem como enfatiza a qualidade tridimensional das partes laterais. A notável soleira lateral da porta do carro concentra muita luz, reduz visualmente a altura do carro e traça uma linha que enfatiza a parte inferior da carroceria, completamente plana. As rodas são colocadas para além dos limites externos da carroceria, facilitando deste modo o notório manejo do carro, à maneira de um kart. As rodas de duas cores, de 22 polegadas, adicionam um toque elegante de sabor esportivo, enquanto os detalhes de um carro de corridas, tais como os fixadores por pressão na tampa do motor, uma pequena janela deslizante, e as tampas de combustível de liberação rápida, complementam perfeitamente a aparência da lateral deste automóvel.

 

As amplas linhas da carroceria e os poderosos arcos das rodas traseiras

 

A perspectiva mais provável de ser admirada pelos aficionados por jogos, e seus adversários, provavelmente é a traseira. Os extensos arcos das rodas, e uma marcada linha de carroceria, estabelecem uma postura de autossegurança. Dentre estas, um design com superfícies tridimensionais aviva a visão da traseira. Uma clara ênfase gráfica é proporcionada às marcantes portas com divisões do MINI Clubman Vision Gran Turismo, enquanto que o spoiler traseiro duplo assegura a força descendente em altas velocidades. Como é típico do MINI, as luzes traseiras, com a tecnologia de LED, são projetadas como elementos autocontidos. Eles apresentam um intrincadodesign filigranado, na forma de uma faixa circundante em formato de aleta, incluindo luzes de freio e luzes de direção integradas. O alinhamento horizontal das luzes delineia a ampla postura do carro, bem como o dinamismo da parte traseira.

 

Como nas partes frontal e lateral, a parte inferior do carro apresenta um design muito preciso e dinâmico. Aberturas aerodinâmicas rompem as superfícies suavemente modeladas, proporcionando caráter e vigor a estas. A forma segue a função: as saídas de ar e as superfícies dos dutos, em carbono, estão localizadas precisamente onde podem obter um efeito otimizado. Mais abaixo, a parte inferior da carroceria, completamente fechada e plana, realça ainda mais a aerodinâmica refinada do carro.

 

Potência e caráter a partir da vista aérea

 

A visão superior também é frequentemente utilizada no jogo. Uma silhueta atlética revela a potência e a herança de corridas do MINI Clubman Vision Gran Turismo. A parte frontal se volta para o vento, com rodas largas e detalhes, a carroceria elegantemente detalhada, que quase se confunde com o restante. A expansão muscular na traseira significa que ele também ganha largura, que se estende até o eixo traseiro. Isto se estabelece por meio de linhas precisas e faixas na tampa do motor, as quais criam uma imagem global coesa, e uma impressão geral de unidade autocontida. A contínua linha da base da carroceria permanece reconhecível em todos os momentos, em meio ao ambiente à sua volta.

 

Cinco acabamentos de pinturas oferecem variedade

 

O MINI Clubman Vision Gran Turismo não seria um MINI verdadeiro se não oferecesse opções de personalização. Com um total de cinco cores disponíveis, os jogadores podem adaptar o MINI Clubman Vision Gran Turismo visualmente às suas preferências pessoais durante o jogo. A equipe de Design do MINI joga com os contrastes neste aspecto, combinando de maneira ousada cores aparentemente incompatíveis que interagem criando um efeito fascinante. A base é sempre proporcionada pela cor Cyber Silver, um tom tecnicamente equilibrado, com um toque de verde hortelã que oferece uma interpretação moderna da tradição clássica inglesa das corridas. Este acabamento de pintura varia em sua aparência, dependendo do ângulo da luz, revelando em total profundidade as superfícies poderosamente expressivas do carro. Contrastando com a cor do carro, há faixas que se alongam ao longo da tampa do motor e teto e do próprio teto, bem como riscas paralelas ao longo das faixas da tampa do motor. Na versão padrão, o teto realiza uma afirmação autoconfiante na cor Reflector Blue, com faixas de destaque em Radiant Orange e Curry. Nas outras variantes, o teto está disponível em Mirage Black ou Space Green. Dependendo da cor do teto, as faixas da tampa do motor e as riscas paralelas proporcionam então contrastes modernos e fascinantes, em Radiant Yellow, Radiant Green ou Radiant Orange.

 

O envolvimento do BMW Group com os jogos

 

Para marcar o décimo quinto aniversário da franquia Gran Turismo, o produtor e presidente da Polyphony Digital Inc., Kazunori Yamauchi, convidou os principais fabricantes de automóveis a contribuírem para a bem-sucedida série de jogos de corrida. Os departamentos de design foram chamados para lançar os seus olhos ao futuro e compartilhar com a comunidade dos jogos eletrônicos os seus modelos conceituais pioneiros. Os automóveis virtuais estão sendo integrados na mais recente versão do novo jogo Gran Turismo 6 para o PlayStation 3, na forma de atualizações online. “O MINI Clubman Vision Gran Turismo é, na verdade, a nossa segunda cooperação, juntamente com o Gran Turismo 6.1, e eu aprecio muitíssimo a oportunidade de colaborar com Kazunori-San, porque ele é tão interessado no design de automóveis e em seu desempenho quanto nós do BMW Group”, disse o Head de Design do BMW Group, Adrian von Hooydonk. A companhia vem atuando na área de jogos eletrônicos há muitos anos. A empresa atribui importância ao fato de ser capaz de dar vida a conceitos tais como o MINI Clubman Vision Gran Turismo, bem como para os veículos clássicos e atuais do BMW Group, de maneira interativa e para um grande público, apresentando algo além de imagens e trailers.

 

O MINI Clubman Vision Gran Turismo está disponível nos jogos, como parte de uma atualização do Gran Turismo.

 

Gran Turismo 6

 

O Gran Turismo é uma premiada série de jogos de simulação de corridas, cujos primeiros lançamentos foram realizados em 1998. Criada exclusivamente para o PlayStation®, ela se tornou uma das franquias mais bem-sucedidas em todo o mundo. De acordo com a Sony Computer Entertainment, mais de 72 milhões de cópias do jogo foram vendidas, em mais de 100 países.

A sua última versão, o Gran Turismo 6 para o PlayStation 3 foi lançado em dezembro de 2013, e apresenta 39 pistas de corrida reproduzidas de maneira realista, e mais de 1.200 carros, reproduzidos em gráficos de alta definição autênticos.

Deixe uma resposta

Top