You are here

Tempestade Subtropical/Tropical Bapo e ZCAS na costa do Sul e Sudeste.

Em estudos e análises do referido Ciclone que era Depressão Tropical mudou de categoria e agora é uma tempestade Subtropical/Tropical do qual a Marinha do Brasil o nomeou de Bapo. Ainda possui status de furacão e está entre o Sul e Sudeste.

Conforme os estudos a Nomenclatura de ciclones tropicais tratam-se de nomes que os ciclones tropicais normalmente recebem. Se dá um nome para um ciclone tropical para que o público em geral o distingua quando há vários um sistemas numa mesma bacia ao mesmo tempo, (furacões, tufões, etc…). Na maioria dos casos, um ciclone conserva seu nome durante todo o seu período de existência. No entanto, sob circunstâncias especiais, os ciclones tropicais podem ser renomeados ainda quando estão ativos. Os nomes dados a ciclones tropicais são retirados de uma lista sazonal, que varia conforme a bacia e são definidas com muitos anos de antecedência. Cada agência meteorológica responsável por uma bacia apresenta os nomes que pretendem usar e a Organização Meteorológica Mundial as aprova ou não. No caso de ciclones tropicais excepcionalmente destrutivos, o seu nome é retirado definitivamente de qualquer lista e outro nome é posto no seu lugar.

Carta sinótica das 5:30 de 07-02-2015.

07-02-2015 430 mapserv

No momento, nenhuma das hipóteses está descartada quanto aos transtornos e inundações que pode causar, devido ao seu potencial. Existe a possibilidade para formações de CCM, LI (linhas de instabilidades) e tornados em várias cidades do Sul e Sudeste do Brasil.

Segundo os modelos, está em uma região de águas quentes de 25º à 28º graus Celsius e totalmente instável com forte baroclinia.

06-02-2015 tempmar

 

Carta Sinótica da NASA de 05/02/15 mais 48 horas.

06-02-2015 48 al_aPCCD_048

 

Mesmo que vá para o alto mar, conforme sugerido em algumas publicações, os riscos continuam a existir, pois o mesmo está associado a ZCAS – (Zona de Convergência do Atlântico Sul) que está vindo interior da Amazônia com muita umidade. Os riscos são de chuva forte nas cidades e ocorrência de rajadas de vento, trovoadas e acumulados significativos associados a ZCAS sobre grande parte de AM, PA, TO, PI, BA, MT, GO, incluindo o DF, grande parte de MG, do RJ e do ES. A partir de hoje à tarde, a chuva poderá ser localmente forte em grande parte de SP, Triângulo Mineiro, sul de MG e MS.

Cartas sinóticas internacionais, modelos de previsão numérica.

11-02-2015 GFS_096_AMS0_APC

 Cartas sinóticas internacionais, modelos de previsão numérica.

07-02-2015 GFS_192_AMS0_APC

Fonte caçadores de tempestades, aguardem novidades…

Deixe uma resposta

Top