You are here
Home > Notícias

CNI divulga resultado de pesquisa sobre intenção de investimentos da indústria brasileira para 2015

Brasília- DF, Brasil- Entrevista coletiva sobre pesquisa anual sobre a intenção dos investimentos da indústria. Flávio Castelo Branco, gerente executivo de política econômica da CNI.

As incertezas econômicas, a retração da demanda e o custo dos financiamentos diminuíram o ímpeto de investimentos dos industriais brasileiros: pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que, em 2015, 69,3% das empresas pretendem fazer algum tipo de investimento, um patamar 8,8 pontos percentuais inferior aos 78,1% registrados em 2014 e é o menor registrado nos últimos cinco anos.

Entre as empresas que pretendem investir neste ano, 61,2% aplicarão os recursos em projetos que já estão em andamento. Os principais objetivos são a melhoria do processo produtivo, o aumento da capacidade instalada e a introdução de novos produtos. A maioria, 90,5% dos consultados, planeja comprar máquinas e equipamentos, e 57,3% desejam adquirir máquinas e equipamentos importados, percentual inferior ao registrado nos anos anteriores.

Além disso, os empresários esperam reduzir para 52,6% o uso de recursos próprios para financiar os investimentos, ante a média de 62,2% registrados no ano passado. A expectativa é que 27,4% dos projetos sejam financiados com recursos de bancos oficiais de desenvolvimento, percentual maior que os 20,3% verificados em 2014.

A pesquisa da CNI mostra ainda que a indústria brasileira está pouco interessada no mercado externo. Apenas 4,9% das empresas que pretendem investir em 2015 têm como foco, total ou principalmente, o mercado externo. Embora baixo, o número é o maior desde 2011, destaca o estudo. O percentual de empresas cujos investimentos se concentram total ou principalmente no mercado interno recuou de 79,6% em 2014 para 73,2% em 2015. O número de indústrias que direcionará os investimentos igualmente aos mercados interno e externo aumentou de 15,% para 18,8%.

Confederacao-Nacional-das-Industrias-divulga-pesquisa-de-intencao-de-investimentos-da-Indus Confederacao-Nacional-das-Industrias-divulga-pesquisa-de-intencao-de-investimentos-da-Industria (1) Confederacao-Nacional-das-Industrias-divulga-pesquisa-de-intencao-de-investimentos-da-Industria-Bra

Foto: José Paulo Lacerda/ CNI

Deixe uma resposta

Top