You are here
Home > Notícias

2015 começa com reajuste em serviços como transporte, água e luz

Ano Novo, contas novas. 2015 começa com reajustes em vários impostos e serviços, como transportes e contas de água e de luz, e tudo precisa caber no orçamento do ano anterior. A saída é apertar o cerco contra o desperdício e a fiscalização dos gastos deve começar dentro de casa.

A família Cerqueira começa o ano afogada em contas. Na casa em São Paulo vivem José, a esposa Valdeí e dois filhos. O aumento de até 8% nas contas de luz e de água já causou uma revolução e José virou o fiscal da água. “O banho não pode passar de seis minutos. Ensaboa, desliga o chuveiro e liga de novo”, diz. Valdeí fiscaliza a luz.

2015 deve ser um ano de aperto no orçamento. É que reajustes como o da energia acabam provocando aumento nos preços de vários produtos, então o momento é de rever gastos e hábitos de consumo.

A comentarista de economia doméstica do Hora 1 Mara Luquet dá as dicas. “Você descobre que têm ralos, são coisas que não fazem diferença se você cortar. É isso que as empresas fazem, é isso que as famílias têm que fazer. Na hora que você faz isso, você descobre que você tem mais dinheiro que imagina e que pode, inclusive, guardar alguma coisa”.

Economizar vai ser preciso mesmo porque várias contas chegam no início do ano, como o IPVA e o IPTU. Quem tem criança em casa, não pode esquecer ainda do material escolar.

aumentos67-850x566 aumentos68-850x566 aumentos72-850x566

Foto: Marcos Santos/usp imagens

Deixe uma resposta

Top