You are here

Supercélula causa tempestade no final da tarde no Rio

 IMG_0452_05

Foto de Serginho Bloomfield – Caçador de tempestade.

Durante a tarde de 22/12 no Rio de Janeiro, foi registrado uma Super-célula causada pelo aquecimento do mar e umidade vindas da Amazônia, e há já conhecida ZCAS-Zona de Convergência do Atlântico Sul, que todo verão castiga as regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

IMG_9989_09
Foto de Serginho Bloomfield – Caçador de tempestade.

Em diversos bairros da cidade do Rio de Janeiro foi registrado chuva forte, muitos raios e granizo provocadas pelo aquecimento diurno da cidade associado a essa tempestade. Inclusive foi registrado diversas precipitações de “tornados” até o anoitecer.

IMG_0236_03
Foto de Serginho Bloomfield – Caçador de tempestade.

IMG_0305_05
Foto de Serginho Bloomfield – Caçador de tempestade.

Explicação Científica:

Supercélula é um tipo de tempestade caracterizada pela presença de um mesociclone (uma corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem). Por esta razão, essas tempestades às vezes são chamadas de tempestades girantes. Das quatro classificações de tempestade (Supercélula, multicélula, unicélula e linha de tempestades). As supercélulas são geralmente as menos comuns, entretanto são também as mais severas. Esses sistemas estão frequentemente isolados de outras tempestades, e podem dominar o clima local por cerca de 32 km de distância.

Causam chuvas muito volumosas, produzem muitos raios e ventania. Mas o mais perigoso é quando ocorre a formação de tornados, pois estes causam muitos danos por onde passam. Supercélulas tem geralmente três classificações: clássica, baixa precipitação e alta precipitação.

Supercélulas de baixa precipitação são encontradas em climas mais secos e áridos, enquanto que as supercélulas de alta precipitação podem surgir em qualquer lugar do mundo sob as pré-condições necessárias a sua formação, mas são vistas principalmente nas Grandes Planícies dos Estados Unidos. No Brasil ocorrem principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país.

Deixe uma resposta

Top