You are here
Home > Esporte

Marcus Fernandes e Flávia Fernandes conquistam o 24º Troféu Brasil de Triathlon, em Santos

Santos- SP, Brasil- Da mesma maneira que aconteceu em outras finais do Troféu Brasil de Triathlon, o resultado desta quinta e última etapa da 24ª edição do torneio foi crucial para determinar a ordem de classificação geral da temporada. E quem competiu usando a estratégia se deu bem. Neste domingo sem sol mas de clima abafado e calorento, Marcus Fernandes e Flávia Fernandes sagraram-se campeões da temporada 2014. Na prova, o santista, que liderou a prova desde a largada, completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 1h46min11seg.
No naipe feminino, a vitória foi da atleta da seleção olímpica de triatlo, Pâmella Oliveira, que cruzou a linha de chegada às 2h02min32seg. Mas o título ficou com Flávia Fernandes que, com o quinto lugar na etapa, garantiu o bicampeonato do principal evento e triatlo olímpico da América Latina. Flávia Fernandes, que mesmo chegando em quinto, conquistou o título da temporada 2014 do Troféu Brasil, era só alegria. “Eu sabia que esta última prova ia ser bem dura, pois final de temporada é sempre difícil. Eu nem era para estar aqui hoje, mas fiz questão de vir na raça, pois sabia que tinha que terminar esta prova com um bom resultado. Foi um quinto lugar com gosto de vitória. Fechar o ano com um resultado deste é emocionante.”, declarou a atleta, que se sagrou bicampeã da competição (2012/2014).
“Este ano pra mim foi um ano espetacular. O nascimento do meu filho, em janeiro, ter ganho quase todas as provas importantes aqui no Brasil, por tudo isso eu só tenho a agradecer. Na prova de hoje, tentei fazer força na água e no ciclismo para abrir uma boa vantagem, mas acho que a adrenalina de estar na frente, de ganhar este título, me fez muito bem e nem senti dor. As três modalidades foram perfeitas e o importante é que consegui sair com a vitória e o título. Estou muito feliz.”, conta o campeão de 2014, que já garantiu presença no 25º Triathlon Internacional de Santos, em 1º de março de 2015.
Flávio marcou o tempo de 2h11min52seg. Marcus, que lesionou a coxa há três semanas, durante uma prova de longa distância, e passou os últimos 15 dias sem treinar, veio competir com foco num resultado que garantisse o campeonato. Foi o primeiro a sair da água, dentre o pelotão que liderava a natação, e, a partir de então, abriu vantagem em relação aos atletas que vinham atrás, terminando a prova com mais de três minutos a frente do segundo colocado, o brasiliense Henrique Silveira.
O peso da presença da atleta olímpica, Pâmella Oliveira, ditou o ritmo de prova no feminino. A líder saiu da água na frente da guarujaense Luisa Baptista, com pouco menos de um minuto de vantagem. A partir de então, Luisa descontou a diferença no pedal, alcançando a líder e disputando a primeira colocação em pé de igualdade com Pâmella, chegando até mesmo, por poucos minutos, a ficar na frente, como na transição do ciclismo para a corrida, quando saiu em primeiro. Mas seu corpo sentiu o esforço já na segunda volta da corrida, o que deu vantagem para a atleta olímpica, que abriu vantagem de um minuto ao cruzar a linha de chegada.

Foto: João Pires/ Jump/ MBraga Comunicação

Texto: Adaptado por Tony Cavalcanti

Deixe uma resposta

Top